Acupuntura em Brasília: saiba como a acupuntura para os pés pode acabar com suas dores

7 minutos para ler

A medicina tradicional chinesa (MTC) teve origem na China Antiga e reúne práticas médicas alternativas que ainda são muito utilizadas na atualidade, como a confecção de remédios a partir de ervas e a acupuntura. Essa abordagem difere-se da medicina ocidental que conhecemos, na forma como o corpo é visto e nas causas e tratamentos das principais doenças.

A acupuntura é a técnica mais conhecida da MTC e pode ser usada para uma infinidade de condições no corpo inteiro, tanto para prevenção quanto para tratamento. Neste post, explicamos sobre uma aplicação específica desse método: a acupuntura para os pés. Acompanhe!

O que é a acupuntura e quais seus benefícios?

A acupuntura consiste em aplicar agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de tratar ou prevenir certas doenças e melhorar o bem-estar geral do paciente. Esses pontos são relacionados à manutenção do funcionamento adequado do organismo, e a escolha do local de aplicação das agulhas depende da condição de cada pessoa.

A premissa básica da acupuntura é que existem padrões de energia vital que circulam pelo corpo e que são essenciais para a saúde. Quando há um desvio dessa energia, ela fica acumulada em certos pontos e causa um desequilíbrio no organismo. Aplicar agulhas nesses locais ajuda a restabelecer a energia e melhorar as funções dos órgãos.

A acupuntura traz diversos benefícios para o corpo, veja só:

  • redução do estresse — a prática ajuda a bloquear os hormônios liberados em situações estressantes, como o cortisol, e promove o relaxamento;
  • melhora das dores musculares e articulares — as agulhas têm um efeito analgésico, anti-inflamatório e de relaxamento muscular;
  • alívio dos sintomas da TPM — reduz cólica, irritabilidade, retenção de líquido e dor de cabeça;
  • prevenção e controle de sintomas alérgicos;
  • diminuição de problemas estomacais como azia e hiperacidez.

Quando é indicada a acupuntura para os pés?

Como explicamos no tópico anterior, na acupuntura as agulhas são colocadas em pontos específicos do corpo. Essas áreas estão presentes em locais que agregam milhares de terminações nervosas, fibras musculares, tendões, articulações e ligamentos — e o pé é uma dessas regiões.

A acupuntura para os pés pode ser indicada tanto para o tratamento de patologias do pé ou como tratamento auxiliar de outros órgãos ou dores nas demais partes do corpo. Essa segunda indicação é possível, pois, o pé tem inúmeros pontos que se relacionam com quase todos os órgãos internos.

Tratamento para patologias dos pés

Tratar os problemas nos pés é muito importante, porque, além de causar dor e desconforto na região, esses distúrbios também podem limitar o movimento da pessoa e até a sua qualidade de vida. As patologias dos pés que podem ser tratadas com a acupuntura são:

  • esporão calcâneo (protuberância óssea na base do calcâneo com inflamação crônica);
  • fascite plantar (inflamação do tecido fáscia plantar, localizado na sola do pé);
  • neuroma no pé (inflamação e espessamento do nervo interdigital, situado entre os ossos dos dedos do pé);
  • outras dores no calcanhar, na sola e na articulação do pé, relacionadas com exercício físico e torção.

A dor no pé é uma condição muito comum entre pessoas de todas as idades, ela pode ser causada por alterações na própria região ou em outras áreas do corpo.

Tratamento auxiliar de outras partes do corpo

O uso da acupuntura nos pés como tratamento auxiliar de condições ou patologias de outras partes do corpo se baseia nos conhecimentos relacionados à reflexologia podal. A reflexologia podal é uma técnica que utiliza a pressão em determinados pontos do pé. Cada ponto corresponde a algum órgão vital ou região do corpo.

Os pontos de acupuntura no pé são os mesmos utilizados na reflexologia, de forma que o acupunturista insere a agulha no ponto que corresponde à região que deseja estimular.

Como é feito o tratamento?

Para entender como funciona a acupuntura para os pés, primeiro precisamos compreender as quatro vertentes que baseiam o funcionamento da acupuntura. Elas são:

  • opioides: colocação da agulha em pontos no corpo que estimulam a liberação de endorfinas, neuro-hormônios produzidos pela hipófise com efeito analgésico;
  • não-opioides: aplicação da agulha em pontos capazes de bloquear a transmissão nervosa, que leva a “informação de dor” da região do corpo até o cérebro, bloqueando a mensagem de dor;
  • mecanismo energético: como citamos no início do texto, a administração das agulhas ajuda a equilibrar a energia que circula pelo corpo;
  • mecanismo fisiológico: as agulhas estimulam o próprio corpo a liberar substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e de relaxamento muscular, além de incentivar os sistemas endócrino e imunológico.

Por meio desses mecanismos, a acupuntura é capaz de aliviar até a dor crônica dos pés e ajudar na redução da inflamação das condições que levam aos problemas nos pés.

Cada sessão de acupuntura dura, em média, 30 minutos. A frequência do tratamento varia conforme a condição específica do paciente e do incômodo sentido. Normalmente, recomenda-se no mínimo uma sessão por semana.

É importante lembrar que cada um responde de uma forma diferente ao tratamento com acupuntura, por isso é difícil definir quantas sessões serão necessárias até que o problema melhore ou se resolva.

Em grande parte das vezes, a acupuntura é utilizada como um tratamento complementar, devendo ser associada a outras modalidades terapêuticas, como a fisioterapia e a hidroterapia.

Quais cuidados devem ser tomados?

Na prática, não existem contraindicações permanentes para a realização da acupuntura, sendo que até bebês podem receber o tratamento com agulhas menores. Uma contraindicação temporária é a infecção de pele generalizada, atingindo pontos onde as agulhas seriam inseridas. Também é preciso cuidado no tratamento com gestantes, para não estimular focos que promovem a dilatação do colo uterino ou a contração dele.

Antes da sessão, é recomendado não ingerir bebidas alcoólicas, não se alimentar de forma exagerada nem estar há muito tempo sem comer. Durante a aplicação das agulhas, é normal sentir uma sensação de frio, suor nos pés e mãos e uma leve tontura, principalmente nas primeiras sessões.

Por fim, vale ressaltar a importância de a técnica de acupuntura ser realizada da maneira correta para que os resultados desejados sejam alcançados e não haja complicações relativas a ela. Além disso, é preciso garantir que todo o material usado esteja de acordo com as normas padrões e seja descartável para eliminar o risco de contaminação.

A acupuntura para os pés é uma alternativa segura, eficaz e duradoura para os diversos problemas que causam dor e prejudicam a movimentação de pessoas de todas as idades. Por isso, vale a pena buscar um estabelecimento de qualidade com profissionais habilitados.

E aí, este post foi útil para você? Quer receber mais conteúdos como este? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta