É possível alcançar o equilíbrio emocional? Entenda!

4 minutos para ler

O equilíbrio emocional está relacionado à ação, que é um ato pensado, e à reação, que é um reflexo perante situações inesperadas.

Dessa forma, as emoções se formam, a partir de como você lida quando algo desagradável acontece. O equilíbrio emocional é uma técnica para se ter o autoconhecimento, sendo um processo individual alcançado por quem deseja obter a consciência sobre os sentimentos que estão sendo formados, observando os pontos que precisam ser trabalhados.

Para você entender como obter essa inteligência emocional, listamos neste post alguns pontos importantes que vão ajudar você a ter mais controle sobre sua vida. Acompanhe!

Qual a importância do equilíbrio emocional?

As emoções são fundamentais para que possamos nos identificar como seres sentimentais e verificar o nosso nível de sensações em relação ao que acontece.

Contudo, nem sempre é fácil controlar nossas reações, especialmente em momentos de frustração. É nessa situação que a inteligência emocional influencia a sua ação, pois evita que você fique preso em uma espiral de sentimentos que podem trazer mal-estar e desconforto.

Dessa forma, ela ajuda a manter o controle, mesmo em momentos ruins, permitindo fazer uma análise sobre o que está ocorrendo e buscar ações que amenizem as consequências.

Quem deve buscar o caminho do autoconhecimento?

Todas as pessoas que querem manter um equilíbrio de suas emoções devem buscar o autoconhecimento. Esse também é o caso de famosos. Veja o exemplo da modelo internacional Gisele Bündchen, em seu livro “Aprendizados”.

Nele, a brasileira faz uma mistura de autobiografia e reflexões, revelando sua intimidade da infância aos dias atuais.

Ela conta como encarou a vida de sucesso, sempre comprometida com a profissão, mas também como aprendeu a encarar a vida com leveza, adaptando a carreira ao seu dia a dia, dando importância ao equilíbrio emocional.

Dessa forma, a famosa conta que inclui na sua rotina a meditação, boa alimentação, atividades físicas e momentos de lazer com a família.

Mas se engana quem acredita que a top model sempre teve esse controle. Aos 23 anos, Gisele desenvolveu a “síndrome do pânico” e chegou a pensar em desistir de tudo. Foi então que procurou ajuda de um terapeuta e adotou uma vida mais saudável, que permite mais equilíbrio e sintonia consiga mesma.

Como conseguir alcançar o equilíbrio emocional?

Para alcançar esse equilíbrio é preciso:

Ter autoconhecimento

O primeiro passo para atingir esse objetivo é se conhecer. Como fazer isso? Observando seu próprio comportamento e identificando os pontos que precisam ser trabalhados.

Analise o seu cotidiano e suas reações quando algo inesperado ocorrer e perceba qual o caminho que você poderia ter tomado para confrontar melhor a situação de conflito, por exemplo.

Buscar estar concentrado no dia de hoje

A expectativa sobre o futuro pode trazer sentimentos conflituosos, pois gera reações negativas. Mesmo que seja importante pensar nos próximos anos, é fundamental manter seus esforços no presente, pois é o único momento possível de agir e aprender consigo mesmo.

Entender os próprios sentimentos

Não é porque você busca um equilíbrio que emoções como raiva e medo não vão aparecer. O que realmente importa é entender o que está acontecendo e fazer disso um momento de aprendizado para tomar as melhores decisões possíveis.

Aceitar as experiências

Experiências ruins podem ser alicerces para descobrir nossa capacidade, pois elas trazem sentimentos que nos ajudam a nos conhecermos melhor.

Por isso, aceite fatos contrários e permita que as emoções aconteçam para que seja possível gerenciá-las e, assim, redirecioná-las para algo mais promissor.

Praticar atividades

Exercícios como yoga, pilates e meditação criam uma perspectiva sobre você mesmo. Isso porque cada atividade permite conhecer não apenas o limite do seu corpo, mas também do seu emocional.

Fazer terapia

A terapia é um excelente caminho para obter autoconhecimento. Uma das práticas mais recomendadas é a psicoterapia, pois ela ajuda a descobrir as causas e os padrões de comportamentos com o auxílio de um profissional que proporciona entendimento sobre os aspectos emocionais.

O equilíbrio emocional é possível desde que você adote as práticas acima e procure ajuda de especialistas quando for necessário. Você terá a vida que sempre desejou, tendo mais prazer e bem-estar.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o post nas suas redes sociais e nos ajude e conscientizar mais pessoas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta