Confira quais são as principais consequências do sedentarismo no trabalho

3 minutos para ler

A cada dia, aumenta o número de complicações relacionadas a falta de atividade física. A carga de  trabalho, a manutenção de uma mesma postura ao longo do dia e o sedentarismo acarretam diversas patologias para os indivíduos.

As consequências do sedentarismo no trabalho vão além do desenvolvimento de patologias físicas, pois também podem afetar o emocional, provocando baixo rendimento e insatisfação pessoal e profissional.

Para você entender mais sobre o assunto, listamos neste post os principais efeitos negativos que esse problema pode ocasionar. Confira!

Aumento de peso

Mesmo que você trabalhe horas sentado, é importante fazer pausas para se movimentar. Além disso, é fundamental procurar algum tempo livre para praticar exercícios físicos, pois isso ajuda a evitar o acúmulo de gordura que pode causar a obesidade.

O aumento do peso pode ocasionar doenças severas, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e até depressão. Por isso, pratique atividades no seu dia a dia e faça intervalos durante o trabalho para manter seu corpo saudável.

Problemas na coluna

Ficar muito tempo em uma mesma posição aumenta a pressão nos discos intervertebrais, inflamando os nervos. Com isso, você começa a sentir dores nas costas.

Com o passar do tempo, esse problema aumenta, podendo surgir hérnia de disco e outras complicações. Ao fazer atividades físicas e alongamentos, você alivia a tensão, evitando essa e outras doenças que afetam a coluna.

Baixo rendimento e desânimo

A depressão pode ser outra consequência do sedentarismo. Uma pessoa que não se cuida acaba tendo falta de motivação para executar suas funções no trabalho e, com isso, seu rendimento diminui, reduzindo a produtividade profissional.

As atividades físicas liberam neurotransmissores essenciais para a saúde, como endorfina e dopamina, que proporcionam sensações de bem-estar e felicidade.

Má circulação

Com a prática de atividade física temos um aumento da circulação sanguínea decorrente da ativação muscular. Permanecer por muito tempo sentado ou pressionando alguma região do corpo faz com que o movimento sanguíneo seja cortado, causando inchaços nas pernas, varizes, coágulos e dores. A circulação sanguínea ocorre de forma natural quando você faz algum esporte, por exemplo.

A má circulação pode afetar diversos órgãos, como o coração, afinal, a circulação do sangue no organismo é prejudicada.

Problemas musculares e articulares

Muitas pessoas desenvolvem dores musculares e inflamação nas articulações por passarem horas trabalhando, por vezes não se movimentando de forma correta e não fazendo uma pausa na rotina para a prática de atividade física.

A falta de repouso durante o trabalho aumenta essas condições, provocando tensões musculares e dores. Sendo assim, pare por um instante e alongue seu corpo para evitar desconfortos ao longo do dia.

A fisioterapia é uma boa opção para quem quer ter uma vida mais saudável e longe do sedentarismo. Afinal, atividades terapêuticas específicas, como o pilates, ajudam a melhorar as condições respiratórias promover o fortalecimento muscular e favorecer o alongamento global.

Como você viu, as consequências do sedentarismo podem trazer problemas sérios. Por isso, avalie sua rotina de trabalho e veja como você pode dedicar mais tempo para a sua saúde e bem-estar.

Se você este post útil, compartilhe-o nas suas redes sociais para conscientizar seus amigos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta