Afinal, qual a importância do alongamento diário e como fazer?

6 minutos para ler

Você sabe o quanto exercícios físicos diários fazem bem para a saúde? Mas você conhece a importância dos alongamentos? Se alongar ao longo do dia pode trazer muitos benefícios para o seu corpo. Isso porque ele melhora as funções das articulações e ajuda a manter toda a musculatura relaxada e mais flexível para aguentar a rotina.

Por isso, para ter mais qualidade de vida e se tornar uma pessoa mais saudável é primordial acrescentar os alongamentos as atividades físicas e a uma alimentação adequada, pois somente assim você oferecerá ao seu organismo tudo o que ele precisa, evitando problemas de saúde e doenças.

Vamos apresentar dicas de como fazer um bom alongamento e explicar um pouco mais sobre os seus benefícios no dia a dia. Confira!

Por que é importante fazer alongamento?

Os alongamentos são essenciais para o corpo, pois eles melhoram o funcionamento das articulações e dos músculos, facilitando os movimentos.

É muito comum ocorrer a perda de mobilidade e flexibilidade com o passar dos anos, contudo, ao se alongar, você evita que ocorra a falta de lubrificação no organismo, reduzindo as chances de lesões.

Além disso, você consegue aumentar a sensação de relaxamento, aprimorando a qualidade da respiração e da postura, minimizando tensões e aumentando a consciência corporal.

Com isso, é possível perceber que o alongamento se faz necessário não apenas antes dos exercícios físicos, mas no dia a dia para permitir que todo o seu corpo seja beneficiado.

O importante é que qualquer pessoa, independentemente da idade, pode aprender essa prática e fazer em casa, mesmo quem tem algum tipo de limitação, respeitando sempre o limite de intensidade. Não precisa ser atleta para começar a fazer um alongamento. Tudo o que você precisa é de alguns minutos, um pouco de espaço e disposição.

Quais as vantagens do alongamento para o corpo?

Existem muitas vantagens ao acrescentar o alongamento na sua rotina. Dentre os principais benefícios estão os que listamos abaixo. Acompanhe!

Aumento da flexibilidade muscular

Quando seus músculos recebem estímulos se tornam mais flexíveis. Isso permite que eles funcionem mais adequadamente, aumentando o seu desempenho para funções básicas diárias, como andar e agachar, mesmo com a idade mais avançada.

Também são muito importantes para quem procura praticar alguma atividade física que exige um pouco mais de esforço.

Prepara o corpo para os exercícios

O alongamento permite que seu corpo fique mais preparado para aguentar as tensões que atividades físicas trazem, pois aumenta a amplitude de movimento dos músculos, evitando que a sobrecarga cause lesões e dores na lombar e em outras partes.

Ajuda no relaxamento

Sempre que você se alonga, reduz o estresse corporal que geralmente provoca desconforto nas costas, pescoços e em outras partes.

Sendo assim, você fica mais relaxado, aliviando as tensões que possam afetar seu organismo e sua mente, reduzindo a fadiga e a sobrecarga e ajudando na própria meditação.

Ativa a circulação sanguínea

O alongamento faz com que seu sangue percorra mais facilmente pelos músculos, ajudando-os na recuperação após os esforços.

Melhora a postura

Alongar o corpo faz com que você diminua as tensões, como foi falado acima. No entanto, isso permite não só minimizar dores nas costas e lesões, mas também a melhorar sua postura, já que permite um estiramento muscular que traz uma reação postural mais firme e correta. Dessa forma, você evita situações ruins que a má postura causa.

Como fazer alongamento diário?

Existem algumas técnicas que ajudam a praticar essa atividade natural, sem muito esforço ou ajuda de um profissional. Entretanto, há atividades que trazem mais conforto e segurança. Dentre as dicas mais importantes estão:

  • pescoço: sente-se em uma cadeira que ofereça um encosto. Apoie suas costas de forma mais ereta e firme. Agora, olhe para frente e coloque seu antebraço em cima da cabeça, com sua mão encostando na orelha. Depois disso, mova a cabeça em direção ao ombro e fique assim por 20 segundos. Faça a mesma coisa, mas agora para o outro lado;
  • coluna: ainda usando a cadeira, mantenha seu tronco encostado, segure com as duas mãos um lado do encosto, puxando as costas na mesma direção. Faça isso em ambos os lados;
  • ombros e braços: em pé, entrelace os dedos com as palmas das mãos voltadas para si. Erga os braços acima da cabeça, mas agora virando as palmas em direção ao teto. Estique o máximo que aguentar e conte até 20;
  • quadril e costas: novamente sentado, mas agora na ponta da cadeira, afaste suas pernas e pés, mantendo-os firmes ao chão. Agora desça devagar até aproximar suas mãos ao chão, colocando sua cabeça entre as pernas;
  • pernas: usando a mesma cadeira, sentado na ponta dela, estique um dos joelhos e aponte seu pé para cima. Deite até colocar sua mão o mais próximo do pé. Se conseguir alcançar a ponta, puxe-a para estirar a panturrilha. Faça a mesma coisa com a outra perna.

Qual é a importância do alongamento no Pilates?

O Pilates promove um excelente alongamento. Isso porque ele é mais dinâmico e visa promover movimentos na sua máxima amplitude fisiológica, se tornando natural e bastante funcional.

Além disso, trabalha com a flexibilidade, permitindo que todo o corpo tenha redução das tensões, aumentando a capacidade de coordenação e consciência corporal. Ainda melhora a circulação sanguínea, reduzindo o gasto energético.

A atividade é feita de forma mais ativa, usando sempre a força dos próprios músculos, que são responsáveis pela movimentação. Assim, eles relaxam a musculatura, trabalhando a respiração e a concentração.

Esses fatores influenciam diretamente na capacidade do corpo e das articulações para torná-las mais flexíveis. Todas as posições do Pilates misturam movimentos e controle respiratório, exigindo, assim, que o corpo e a mente trabalhem juntos.

Agora que você já sabe da importância do alongamento chegou a hora de colocar todas essas dicas em prática. Entre em contato para agendar a sua avaliação e sua aula experimental.

Assim, você se manterá mais ativo e terá uma saúde mais completa e benéfica, transformando o seu corpo e a sua forma de pensar.

Gostou das nossas sugestões? Quer conhecer outras técnicas fundamentais? Então, confira cinco técnicas de relaxamento corporal incríveis que você precisa conhecer!

Posts relacionados

Deixe uma resposta