Conheça 4 doenças da coluna que atingem os idosos

4 minutos para ler

Quem nunca teve um episódio de dor na coluna alguma vez na vida? Segundo pesquisas, de 70 a 85% da população já passou por isso em, pelo menos, uma situação.

Diversos fatores podem influenciar no surgimento dessas dores, como falta de atividades físicas, hábitos, doenças crônicas e faixa etária. Por falar nisso, a terceira idade é a fase em que mais observa-se esse tipo de problema.

Neste artigo, você vai conhecer quais são as principais doenças na coluna em idosos e as principais formas de prevenção. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

As doenças na coluna e a terceira idade

Você já sabe que até 85% da população pode ter sentido dor na coluna ao menos uma vez na vida. Quando analisamos a faixa etária das pessoas que tiveram, percebemos que os idosos ocupam 28% da totalidade.

Assim, concluímos que o avançar da idade é fator crucial para desencadear doenças na coluna. Isso se deve, principalmente, aos motivos fisiológicos, ou seja, atribuídos ao funcionamento do organismo diante do processo natural de envelhecimento.

A redução da massa óssea e a fraqueza muscular têm impacto direto na manutenção postural e na conservação da coluna. Embora a incapacidade física não seja fatal, o impacto disso é muito grande no dia a dia do idoso. Por este motivo, manter o corpo em movimento é essencial.

Os principais tipos de doenças na coluna

Sabendo da importância do tema para a população idosa, é preciso, ainda, identificar quais os principais tipos de acometimento. Confira!

1. Osteoartrite

Para entender a osteoartrite, é preciso ter uma noção básica sobre o sistema musculoesquelético. As articulações são componentes responsáveis por reduzir o atrito existente entre duas estruturas ósseas.

A osteoartrite nada mais é do que o enrijecimento das próprias articulações, prejudicando o movimento e gerando dor ao longo do dia.

2. Hérnia de disco

A coluna vertebral é composta, dentre outros componentes, pelas vértebras. A fim de evitar o atrito entre cada uma das delas, existe o chamado disco intervertebral. O desgaste de tal estrutura faz com que ele saia de sua posição adequada e passe a comprimir as raízes nervosas que saem da coluna.

3. Osteofitose

A osteofitose, também conhecida por bico de papagaio, ocorre quando há um crescimento ósseo anormal em torno do disco intervertebral. A desidratação do disco permite com que ele seja comprimido, acometendo, ainda, a inervação emergente. Além disso, alguns fatores contribuem para o surgimento da condição, como sedentarismo e má postura.

4. Osteoporose

Os ossos do corpo humano apresentam um ciclo de renovação. À medida que há absorção dos minerais contidos nestas estruturas, é necessário que as cavidades sejam novamente preenchidas. Nos idosos, tal processo é prejudicado devido às alterações metabólicas.

Assim, a osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e porosos, potencializando a ocorrência de fraturas.

As boas práticas que afastam dores na coluna

Pensando nas maneiras de evitar e amenizar as doenças na coluna, é ideal colocá-las em prática antes mesmo do aparecimento de uma patologia. Manter o corpo em atividade durante toda a vida reduz a repercussão do impacto do envelhecimento.

Realizar alongamentos também auxilia na melhora da flexibilidade muscular, trabalhando no fortalecimento das fibras. Isso ajuda a prevenir lesões e a reduzir tensões em cima da estrutura.

Outra medida essencial para prevenção é a busca por uma postura correta, que mantenha as curvaturas fisiológicas da coluna sem acentuar nenhuma delas. Tudo isso deve ser aliado ao tratamento de causas específicas detectadas em tempo hábil.

Como vimos, as doenças na coluna têm alta prevalência na população idosa. Ainda que não cause nenhum problema fatal, os incômodos podem prejudicar a qualidade de vida e o bem-estar daquela pessoa.

Além de manter o corpo sempre em movimento, para fortalecer e alongar a musculatura, também é importante ter o acompanhamento de um profissional da saúde, como o fisioterapeuta. Somente ele poderá indicar os melhores exercícios e formas de tratamento.

Durante o texto, vimos que há alguns elementos essenciais para desencadear ou não acometimentos na coluna. Sendo assim, o que acha de saber agora mesmo como melhorar a postura? Continue no blog e confira dicas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta