Dor nos pés? Entenda o que pode ser e como tratar

5 minutos para ler

A dor nos pés é uma queixa bastante comum, afinal, quem não chega em casa, após um longo dia corrido, louco por um escalda-pés?  

Os pés são responsáveis por sustentar todo o nosso corpo, além de prover mobilidade. Assim, são formados por uma rede de ossos, músculos, tendões e ligamentos e estão propensos a dores de diversas naturezas, dos dedos aos calcanhares e da sola ao peito do pé, por exemplo.

Porém, muitas vezes, o problema é recorrente até se tornar uma dor crônica. Neste post, abordamos as principais causas da dor nos pés e falamos um pouco sobre os exames e tratamentos disponíveis. Acompanhe!

Quais são as principais causas da dor nos pés?

Em geral, o problema é mais comum entre mulheres devido a uma combinação de fatores — sedentarismo, sobrepeso, alteração hormonal e uso de calçados inadequados. A dor nos pés pode ter muitas causas, como lesões, sobrecarga e inflamações. Listamos aqui as principais condições que levam a esse sintoma. Confira!

Fascite plantar

Causada por uma inflamação da fáscia plantar — tecido que vai do calcanhar até os dedos dos pés e funciona como uma mola toda vez que se toca o solo. As queixas incluem dor no calcanhar, dificuldades para caminhar pela manhã, ao se levantar, após os treinos e sensação de que o arco do pé está rasgando. A fascite plantar não tratada por um longo período pode levar à formação do esporão de calcâneo, um calo ósseo na região do calcanhar, deixando o tecido mais rígido e menos elástico, predispondo a novas crises da dor.

Neuroma

Neuroma de Morton é o nome dado à lesão no nervo localizado entre o terceiro e o quarto dedo dos pés. Os sintomas são a sensação de ter uma pedra no sapato, formigamento e dormência. A causa específica ainda é desconhecida, mas sabe-se que o uso de salto alto ou sapatos que são muito apertados ou mal encaixados e a presença de deformidades, como joanete e pé chato, são considerados fatores de risco.

Tendinite de Aquiles

Também conhecida como tendinite do calcâneo, trata-se de um processo inflamatório agudo ou crônico desse tendão. Provoca dor e rigidez, especialmente nas primeiras pisadas pela manhã. A principal causa tem relação com excessos cometidos na prática de exercícios físicos, geralmente sem orientação profissional e também, a falta de alongamento da musculatura posterior da perna.

Joanete

Deformidade comum, principalmente entre mulheres, em que a base do dedão é alargada, podendo se sobrepor ao segundo dedo e assim por diante. Pode causar dor na caminhada, estendendo-se para todo o pé. A causa do problema pode ser relacionada ao uso de sapatos de bico fino ou salto alto, problemas congênitos do pé, como a má formação, hereditariedade e artrite.

Fraturas

O pé tem, ao todo, 28 ossos que podem sofrer fraturas diversas, seja por trauma, queda de um objeto pesado sobre ele, topada, exercício intenso sem orientação, entre outras. Além disso, são comuns as fraturas por estresse: nesse caso, o osso não quebra de fato, porém sofre um processo inflamatório interno, deixando a região inchada e vermelha, que se não for tratada pode evoluir para uma fratura completa.

Como avaliar e tratar o problema?

A dor nos pés costuma surgir por volta dos 45 anos e se intensificar com o envelhecimento. Grande parte das pessoas vive com a dor enquanto é tolerável, buscando ajuda apenas mais tarde, quando o quadro já está mais deteriorado.

No entanto, diagnosticar e tratar a condição é essencial, uma vez que a dor pode ser bastante limitante, comprometendo a mobilidade. Por isso, quem sofre com dores nos pés deve procurar ajuda médica — fisioterapeutas e acupunturistas que podem ajudar no tratamento da dor crônica.

Baropodometria

Trata-se de um exame para avaliação da pisada e um diagnóstico das alterações da pressão da pisada. Este diagnóstico descobre as causas que geram dores na coluna, quadril, joelho, tornozelo e pés. No exame também é diagnosticado o tipo da pisada do paciente, nas forças elástica e dinâmica. A forma dinâmica consiste em caminhar sobre um tapete de borracha.

Na verdade, o tapete é um escâner que mapeia o pé, transferindo as informações para a tela do computador. Com esse resultado, um profissional pode avaliar e identificar causas para a dor, bem como indicar medidas corretivas, como sapatos e palmilhas que ativam o sistema proprioceptivo e estimulam a reação do fuso neuromuscular.

Tratamentos

O tratamento para a dor no pé está associado também à prevenção e deve variar com a causa do problema, porém, podemos citar:

  • acupuntura;
  • uso de palmilhas ortopédicas e sapatos específicos;
  • exercícios fisioterapêuticos;
  • alongamento;
  • compressas e massagens.

Como vimos, são muitas as causas para a dor nos pés. Vale lembrar que o problema se intensifica com a idade, o sobrepeso e o sedentarismo. Assim, adotar medidas preventivas e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos adequados e bem orientados, é fundamental.

Se você se interessa por conteúdos como este, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Posts relacionados

Deixe uma resposta