Veja como escolher uma clínica de fisioterapia em Brasília

6 minutos para ler

O cuidado com a saúde vai muito além do tratamento de incômodos, mal-estar e outros desconfortos. O autocuidado também está relacionado, principalmente, com a prevenção. Manter o corpo em movimento, ter bons hábitos e um acompanhamento médico periódico são atitudes fundamentais para auxiliar na saúde do corpo e da mente.

Realizar consultas regulares ao fisioterapeuta é um hábito que deve ser incluído na lista de cuidados com a saúde. É este profissional que estuda, dá o diagnóstico funcional, auxilia na prevenção e ajuda na recuperação de distúrbios ósseos, musculares e outras disfunções no organismo humano.

Existem diversas clínicas de fisioterapia, mas é preciso escolher aquela que vai garantir a melhor assistência para as suas necessidades. Se você busca uma clínica de fisioterapia em Brasília, por exemplo, este post é para você. Continue a leitura e saiba como escolher o melhor local!

Verifique se a equipe de profissionais é qualificada

As empresas não são nada sem os seus colaboradores, não é mesmo? Isso não é diferente em uma clínica de fisioterapia.

De nada adianta o estabelecimento oferecer diversos benefícios para o paciente se os profissionais que lá atuam não são qualificados. Por isso, o primeiro passo para escolher a clínica é procurar saber sobre os fisioterapeutas que atendem no local.

É importante verificar a formação da equipe, as áreas de especialidade, entre outros aspectos. Além disso, o ideal é optar por uma clínica que conte com fisioterapeutas especialistas em diferentes áreas. Assim, você terá opções para tratamentos e atividades variadas.

Outra forma de saber mais sobre os profissionais da clínica é verificando a opinião de outros pacientes que foram atendidos no estabelecimento. Você pode buscar pessoalmente por outros clientes ou procurar opiniões em diferentes páginas na web, como as próprias redes sociais.

Pesquise se a clínica pode oferecer tratamentos convencionais e alternativos

A fisioterapia conta com uma extensa lista de tratamentos indicados para diferentes condições de saúde. Existem tanto tratamentos convencionais quanto aqueles alternativos.

Cada procedimento tem suas vantagens e indicações específicas, por isso é interessante procurar por uma clínica que ofereça diferentes opções. Esses tratamentos podem ser feitos de forma isolada ou em conjunto, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Alguns dos tratamentos presentes nas clínicas são:

Por que realizar uma avaliação detalhada

Os pontos positivos de se ter uma avaliação detalhada, como o conhecimento por parte do fisioterapeuta sobre o problema apresentado, a definição junto ao paciente das diretrizes do tratamento, a explanação do plano de tratamento, além da importância da reavaliação periódica para ajustes da abordagem terapêutica, são fatores importantes no momento da escolha pela clínica de fisioterapia.

Por isso, é muito importante procurar uma clínica que faça uma avaliação minuciosa do paciente. Suas características e necessidades devem ser abordadas durante a primeira consulta e ao longo do tratamento, a fim de que o método seja adequado para sua condição.

Procure saber se a clínica conta com um departamento de pesquisa

O conhecimento em saúde avança diariamente em todas as suas áreas, inclusive na fisioterapia. A todo momento surgem novas técnicas e descobertas que mudam a forma como o tratamento fisioterapêutico é feito. Tudo isso depende da realização de pesquisas em centros de estudos, laboratórios e estabelecimentos de saúde.

Uma clínica de fisioterapia que tem um departamento de pesquisa demonstra um comprometimento com a atualização científica e o desejo de oferecer um tratamento mais eficaz e seguro para seus pacientes.

Por isso, escolher um estabelecimento com esse departamento é um diferencial. Afinal, o objetivo da pesquisa em saúde é sempre melhorar a assistência prestada ao paciente.

Avalie se o foco da clínica é mesmo a satisfação do paciente

A satisfação do paciente diz respeito à experiência que aquela pessoa tem durante o atendimento que recebe. Ela é importante pois reflete a qualidade da assistência prestada, tanto no quesito técnico dos profissionais quanto no quesito do relacionamento com o paciente.

Uma clínica que tem foco no cliente se importa com a sua opinião e está sempre buscando melhorar o serviço prestado. Algumas indicações de que uma clínica de fisioterapia tem foco na satisfação do paciente são:

  • o paciente é tratado de maneira atenciosa em todas as etapas do processo, desde o contato para marcar a sessão de fisioterapia até após o atendimento;
  • a clínica realiza pesquisas de satisfação com os pacientes. Elas podem ser feitas no próprio estabelecimento ou depois, por telefone ou e-mail;
  • a clínica tem diferentes canais de comunicação e responde ao paciente o mais rápido possível.

Descubra se existem instalações de excelência no local

A qualidade das instalações é sempre um ponto importante para estabelecimentos de saúde, mas é ainda mais crucial para uma clínica de fisioterapia. Afinal, grande parte dos exercícios fisioterapêuticos são feitos com uso de equipamentos e máquinas especializadas.

Assim, vale verificar se a clínica conta com itens novos, modernos e se faz manutenção periódica dos seus equipamentos. Eles serão essenciais para a eficácia do tratamento que está sendo realizado.

Outras questões que devem ser levadas em consideração em uma clínica de fisioterapia são:

  • espaço amplo para a realização das atividades e exercícios;
  • sala de espera adequada;
  • espaço com adaptações para cadeirantes;
  • higiene dos ambientes;
  • barras, pisos antiderrapantes e outras facilidades para pessoas com dificuldades de locomoção.

Conheça a Fisiotrauma

A Fisiotrauma é uma clínica de fisioterapia em Brasília que busca promover a saúde e o bem-estar dos pacientes por meio do atendimento por profissionais especializados. Sua base é o respeito e a atenção às necessidades de cada pessoa atendida.

A missão da clínica é promover reabilitação física, com serviços de excelência e profissionais qualificados, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas. Ela busca ser referência em reabilitação física e prevenção no Distrito Federal. Para isso, utiliza inovações técnicas e gestão de excelência.

Agora que você já sabe como escolher a melhor clínica de fisioterapia em Brasília e conhece um pouco mais sobre a Fisiotrauma, que tal entrar em contato conosco? Assim, você pode entender mais sobre as modalidades de tratamento que oferecemos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta