Saiba por que fazer Pilates com esses 7 benefícios incríveis para o corpo e mente

6 minutos para ler

Criado em meados de 1920, o Pilates é um método que estimula o uso da mente para controlar o corpo. O alemão Joseph Pilates, seu criador, acreditava na Contrologia, um conceito que prega o controle consciente do corpo.

Assim, os exercícios de Pilates se concentram nos músculos centrais do corpo, aqueles que ajudam a manter o equilíbrio e suportam a coluna. A técnica ensina a percepção da respiração e o alinhamento do corpo, fortalecendo a musculatura mais profunda do tronco, área importante para aliviar e prevenir problemas de saúde, como a dor nas costas.

Conheça, a seguir, os principais benefícios e por que fazer Pilates, esse método de quase um século de vida.

1. Aumenta o equilíbrio

Os primeiros clientes de Joseph Pilates eram bailarinos que buscavam melhorar a postura e ter mais controle dos movimentos. Por meio de centenas de movimentos específicos, a técnica os ajudava a ter uma postura ainda melhor para a difícil tarefa de carregar o peso do corpo na ponta dos pés.

Para você, que provavelmente não é um dançarino profissional, o Pilates pode ajudar a ter uma postura melhor e, acima de tudo, aumentar o equilíbrio. Evidências científicas apontam que o Pilates melhora a estabilidade e ajuda a pessoa que o pratica a ter mais firmeza nos movimentos, o que é importante para prevenir a queda, especialmente em idosos.

2. Traz mais controle muscular

Grandes atletas e celebridades, como Neymar, Bruna Marquezine, Pato, Alessandra Ambrosio e Anderson Silva, também já entenderam por que fazer Pilates. A técnica auxilia tanto no tratamento de lesões quanto na melhora do controle muscular.

Para os idosos, esse tipo de exercício é ainda mais valioso como fortalecedor dos músculos, pois melhora o desempenho em atividades do dia a dia, tais quais carregar peso, caminhar e subir escadas.

“O fator mais importante na função de alguém é sua capacidade de força. Não importa a idade, as pessoas podem experimentar uma melhora significativa da força com exercícios de resistência (como o Pilates), inclusive na oitava ou nona décadas de vida”, comenta Mark Peterson, Ph.D., pesquisador da Universidade de Michigan.

3. Melhora o condicionamento físico e mental

Já se o seu objetivo é perder peso e manter a boa forma, o Pilates também pode ser um grande aliado. Afinal, a qualidade do exercício e dieta que você faz importam muito mais que a quantidade de atividades, dizem os pesquisadores. Assim, é importante escolher bem que tipo de exercício você vai fazer.

O Pilates é uma ótima alternativa para quem odeia academia, por exemplo. Muito mais dinâmico e divertido, ele foca na postura, elasticidade do corpo e respiração. Além de trazer firmeza para os músculos, ajuda a acalmar a mente e desacelerar o ritmo do dia a dia.

Para se ter uma ideia, um estudo da Universidade da Pensilvânia concluiu que o Pilates ajuda até a dormir melhor! Outro, da Duke University, atribuiu ao Pilates o aumento da atenção plena (mindfulness), além da indução das pessoas ao relaxamento, melhora do humor e redução do estresse.

4. Alivia dores nas coluna

Outro grande benefício do Pilates sobre outros exercícios é a prevenção de doenças e alívio em dores. A lombalgia e a cervicalgia, por exemplo, acometem pessoas de todas as idades, de adolescentes a idosos, e é uma das principais causas que afastam a população adulta do trabalho. Para evitar o problema, o Pilates trabalha os músculos que dão suporte à coluna, tornando-os mais fortes e resistentes.

Especialistas estimam que entre 50% e 80% da população sofrerá com dores nas costas em algum momento da vida. Em geral, homens com idade entre 45 e 54 são os que apresentam mais risco de desenvolver o problema. Contudo, com a rotina cada vez mais sedentária da sociedade, essa idade vem sendo reduzida, e qualquer um pode ser vítima dessas dores incapacitantes.

5. Pode ser realizado em grupos

Agora que você já sabe por que fazer Pilates, esse treinamento completo de força muscular, consciência corporal e equilíbrio dos músculos, é hora de aprender mais sobre como praticá-lo.

As aulas de Pilates são, em geral, oferecidas por clínicas de fisioterapia, academias ou clubes, com profissionais qualificados para ajudar a tirar o máximo proveito do exercício. São recomendadas pelo menos duas sessões por semana, e os preços variam muito.

Uma das grandes vantagens é que ele pode ser realizado coletivamente, ou seja, é uma ótima forma de praticar também a socialização e fazer novos amigos, mesmo na fase adulta da vida. Para quem prefere estar sozinho, o exercício também pode ser feito de forma individualizada.

6. É adequado para todas as idades

Outra característica é que o Pilates pode ser praticado por todos: adultos, adolescentes, crianças ou idosos. Isso porque é uma atividade altamente adaptável e pouco agressiva para o corpo. Quer você seja um sedentário, que esteja apenas começando a se exercitar, ou um atleta de elite, esse exercício se aplica a você.

A abordagem integrativa de corpo e mente torna o Pilates acessível a todos. Para as grávidas, inclusive, é um exercício bastante indicado, já que ajuda a melhorar a saúde mental e reduzir as dores do período.

7. Pode ser feito com aparelhos ou sem

Por fim, o Pilates pode ser praticado tanto com os aparelhos criados por Joseph Pilates quanto na modalidade conhecida como solo ou mat Pilates.

No caso dos aparelhos, você terá o auxílio de molas, empunhaduras e da própria anatomia dos instrumentos, que ajudam na execução do método. São mais de uma centena de variações possíveis de exercícios com os aparelhos de Pilates.

Na versão em solo ou mat, você fará exercícios menos acrobáticos (como ficar pendurado, executar cambalhotas ou virar de ponta cabeça). Ainda assim, será possível fortalecer as principais áreas trabalhadas no Pilates: tórax, ombros, coluna, quadril, glúteos e abdômen.

Independentemente da versão escolhida do método, os músculos serão ativados e fortalecidos com o Pilates, sendo sempre trabalhados progressivamente em movimentos cada vez mais complexos e dinâmicos.

Assim, mesmo que você opte pelo Pilates em aparelhos ou solo, individual ou em grupo, essa técnica vai trazer uma série de benefícios. Afinal, manter o corpo ativo é sempre a melhor forma de tratamento e prevenção para qualquer doença. Quem não quer saúde e bem-estar, não é mesmo?

Se você entendeu por que fazer Pilates e viu que é uma ótima opção para ter mais qualidade de vida, não deixe de fazer uma aula experimental. Assim você testa o método na prática!

Entre em contato com a Fisiotrauma e agende uma avaliação. Temos o Pilates em nossas três unidades: Asa Sul, Taguatinga e Asa Norte.

Posts relacionados

Deixe uma resposta