Tratamento de tendinite: como acabar com esse problema

6 minutos para ler

Tendinite, sinusite, rinite… Você sabia que toda doença com o sufixo “ite” é derivada de uma inflamação? A tendinite, por exemplo, é uma inflamação do tendão, uma estrutura responsável por ligar os ossos aos músculos. Esses tecidos estão presentes em diversas áreas do corpo, e são flexíveis, fibrosos e resistentes.

A inflamação pode acometer qualquer tendão do corpo e é mais comum em jovens adultos e em idosos. Nos mais jovens, a tendinite pode aparecer devido a prática de alguma atividade física ou profissional. Na terceira idade, ela pode ocorrer também pela perda de fibras elásticas, o que deixa os tecidos do corpo naturalmente mais frágeis.

Neste post, você vai saber mais sobre o problema, quais são os locais mais afetados pela inflamação, principais sintomas e qual é o tratamento de tendinite. Acompanhe!

O que é a tendinite e em quais regiões do corpo ela ocorre?

Como explicado no início deste post, a tendinite é a inflamação do tendão de determinada região do corpo. Normalmente, ela vem acompanhada por microfissuras no tecido, o que causa dificuldade para mover a região afetada. A inflamação é mais comum nos ombros, cotovelos, punhos, joelhos, tornozelos e quadril.

Quais são os principais sintomas?

Qualquer inflamação é acompanhada por sinais clássicos, como inchaços ou edemas, vermelhidão, calor e dor ao toque. Além desses sintomas comuns, é normal que a pessoa também sinta dor mais intensa ao apalpar o local inflamado, assim como dificuldade para movimentar ou fraqueza local.

O tendão acometido pode crepitar, ou seja, emitir estalos, que podem ser audíveis ou apenas sentidos. Além disso, ao longo do tecido pode surgir uma espécie de caroço ou até uma abertura. Nesse último caso, significa que houve rompimento do tendão e a estrutura precisará de reparos.

Quais são as causas da tendinite?

O tendão é composto por tecido conjuntivo e colágeno, que se unem para formar um cordão fibroso. Essa estrutura está localizada no final de cada músculo e é responsável pela fixação do músculo ao osso. Sendo assim, toda vez que o músculo se contrai e encurta, os tendões são puxados para permitir o movimento.

Dessa forma, os tendões são solicitados a todo momento, afinal, para qualquer movimentação é necessário transmitir as forças dos músculos aos ossos, certo?

No dia a dia, embora sejam usados com frequência, os tendões conseguem se recuperar e exercer normalmente a sua função. No entanto, se forem sobrecarregados ou usados de forma intensa e/ou repetitiva, podem ocorrer pequenas fissuras e degenerações no tecido, causando a inflamação.

Isso é bastante comum em algumas atividades físicas e laborais. Nos tenistas, por exemplo, é mais provável que a tendinite se manifeste no manguito rotador, uma estrutura localizada no ombro, devido ao uso excessivo dessa estrutura na prática do esporte. 

No entanto, a tendinite também pode se manifestar no tríceps ou no bíceps, os músculos localizados na parte de trás e da frente do braço, respectivamente. Nesses casos, pode ocorrer pelo trauma na região devido ao excesso de treinos ou a cargas muito pesadas.

Como é feito o tratamento de tendinite?

Como a tendinite é causada, principalmente, por movimentos repetitivos e em excesso, talvez seja necessário pausar essas atividades para diminuir a inflamação. Por outro lado, isso não significa que o paciente precise ficar em repouso ou parado por muito tempo. O repouso, muitas vezes, pode agravar a situação.

É importante ressaltar também que somente um profissional da saúde especializado, como um ortopedista ou fisioterapeuta, poderá indicar o melhor tratamento de tendinite.

Por falar em fisioterapeuta, a fisioterapia é parte essencial para um tratamento completo e bem sucedido. Durante as sessões, são feitos exercícios próprios com o objetivo de fortalecer e regenerar o tendão e o músculo lesionado.

Além disso, o paciente também é orientado sobre os movimentos corretos, para que o tendão não seja submetido a tração excessiva.

É válido ressaltar que casos não tratados de tendinite podem evoluir para uma cirurgia. Isso acontece porque a constante agressão ao tendão pode romper as fibras do tecido, criando uma abertura, o que só pode ser reparado com operação. Sendo assim, é importante estar atento e buscar formas de prevenção e tratamentos o quanto antes, não acha?

Como prevenir a tendinite?

Com algumas mudanças de hábito, é possível ter mais qualidade de vida e evitar o problema. A seguir, saiba o que você começar a fazer.

Faça pausas no trabalho e alongamentos

Para quem já tem tendinite, mas quer amenizar o problema, é importante fazer pequenas pausas no trabalho, por exemplo, para que o tendão possa se recuperar corretamente entre os movimentos. Além disso, alongamentos e exercícios para relaxar o tendão e os músculos fazem toda a diferença (para quem tem e para quem não tem nenhum problema!).

Existem exercícios específicos de alongamento e relaxamento. Por esse motivo, contar com a orientação de um fisioterapeuta é essencial. Nesse caso, o profissional poderá trabalhar com você a fisioterapia preventiva.

Inclua atividades físicas na sua rotina

A musculação é uma ótima forma de fortalecer os músculos e evitar que os tendões sejam fadigados rapidamente. Pessoas que trabalham excessivamente com determinado membro devem priorizar o fortalecimento do grupo de músculos ligados a ele.

Pratique pilates

O pilates é uma atividade que relaciona alongamentos a exercícios de fortalecimento muscular. Para quem tem ou quer evitar a tendinite, essa é a atividade ideal!

Nos exercícios de pilates, o peso do próprio corpo é utilizado para realizar movimentos mais suaves, com o objetivo de reeducar e fortalecer. Além disso, todos os grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo, o que melhora a flexibilidade, a força e o equilíbrio.

Como vimos, a tendinite é uma doença incômoda e que merece atenção. Avalie a sua rotina, os sinais do seu corpo e conte com o auxílio de um bom profissional para indicar o melhor tratamento de tendinite para você.

Precisa de uma avaliação? Então, entre em contato conosco e agende uma consulta.

Posts relacionados

Deixe uma resposta