Entenda como a fisioterapia auxilia na recuperação muscular

7 minutos para ler

Depois de praticar atividades físicas, como corridas, caminhadas ou musculação, o recomendado é se recuperar antes de se submeter a um novo esforço físico.

Nesse período de repouso acontece a recuperação muscular, no qual o tecido e fibras musculares são reconstruídas. É essencial atentar para a saúde dos músculos e respeitar o descanso do corpo.

Como uma forma de potencializar a regeneração dos tecidos e aliviar a dor, existem técnicas de fisioterapia que aceleram esse processo — e que vão além dos cuidados tradicionais de adotar uma alimentação adequada e de ter uma boa noite de sono.

Neste post, você vai conhecer algumas técnicas de recuperação muscular que são muito usadas na fisioterapia. Confira!

A importância da fisioterapia na recuperação muscular

A fisioterapia é uma excelente aliada para casos nos quais é necessário incentivar o fortalecimento e a recuperação muscular. Ela engloba a mobilização dos tecidos moles do corpo, como os músculos, tendões e ligamentos.

As técnicas empregadas por profissionais desse meio ajudam a estabilizar as regiões que foram debilitadas pela intensa atividade física, além de amenizar dores e outros desconfortos. Podemos citar, como exemplos, a liberação miofascial, a crioterapia (banho de gelo) e o alongamento.

Técnicas utilizadas pelos profissionais da área para estimular a recuperação muscular

Tratamentos com eletroterapia

Este é um tratamento fisioterapêutico que usa aparelhos específicos que emitem correntes elétricas, por meio de eletrodos que são fixados na superfície da pele. Desse modo, são transmitidas correntes de baixa intensidade que ajudam a reduzir inchaços, espasmos e bloqueiam sinais de dor. Ao mesmo tempo, há tipos de correntes que atuam no fortalecimento muscular e melhoram a irrigação sanguínea. Os principais tipos são corrente russa e FES (estimulação elétrica funcional);

Termoterapia

Termoterapia que pode ser realizada através de ultrassom ou diatermina por ondas curtas, consiste no tratamento baseado na mudança de temperatura dos tecidos corporais. O uso de fontes de calor de origem química, elétrica, magnéticas e mecânica fomenta a atividade molecular e, como consequência, o metabolismo.

Além disso, o calor também proporciona a vasodilatação, o aumento da quantidade de oxigênio transportada, mais contração muscular etc. Tudo isso evita o rompimento de estruturas, como músculos, tendões e ligamentos. 

Fototerapia

A fototerapia é um tratamento cujo princípio é o contato da irradiação eletromagnética emitida pela luz com os tecidos biológicos humanos. Essa interação ocorre por meio de fótons.

A fototerapia tem poderes anti-inflamatórios e imunossupressores, que auxiliam no processo de recuperação muscular. Nesse tipo de terapia são usados lasers e LED, que emitem luz contendo um determinado comprimento. A Terapia a laser de baixa intensidade é um exemplo.

Fisioterapia aquática

A fisioterapia aquática auxilia o processo de fortalecimento muscular, sendo considerado o tratamento mais precoce. Isso acontece porque ela não utiliza cargas e adota, como técnica principal, a flutuação por meio de movimentos funcionais suaves e de baixo impacto.

A pressão hidrostática formada debaixo d’água pressiona todo o corpo de maneira igual, de baixo para cima, como uma espécie de meia elástica.

Desse modo, há uma pressão maior no fundo da piscina, que vai se tornando menor à medida que se chega perto da superfície da água. Essa pressão atua massageando os gânglios linfáticos e os tecidos musculares, funcionando como se fosse uma drenagem natural, que ajuda a reduzir edemas, inchaços e dores no corpo.

Crioterapia

A crioterapia, também conhecida como banho de gelo, consiste na aplicação do gelo (imersão ou local), por um período de 5 a 15 minutos, geralmente após o exercício, o que leva à vasoconstrição e à redução do aporte sanguíneo. Esse fato retira o calor do corpo e induz o organismo à hipotermia. Esse estado favorece a diminuição da taxa metabólica local, o que promove a redução das necessidades de oxigênio pela célula.

Após aplicação do gelo, o fluxo sanguíneo pode permanecer diminuído em uma variação de vinte minutos a duas horas, dependendo da região onde foi aplicada a crioterapia. Quando realizada em locais com grande aporte sanguíneo, o reaquecimento torna-se mais rápido. A vasoconstrição provocada pela ação do frio, vai certamente ajudar a reduzir o edema e a dor.

Devido à extrema baixa temperatura, os vasos sanguíneos se contraem e, como consequência, a circulação sanguínea no local diminui, o que reduz a velocidade de transmissão dos sinais nervosos, promovendo o relaxamento da musculatura, a melhora da dor e de outros incômodos.

Liberação miofascial

Essa técnica consiste em um relaxamento muscular que utiliza pressão e mobilização de tecidos moles, por meio de apoio e deslizamentos em determinados pontos das áreas afetadas, com a utilização de alguns materiais simples como por exemplo o foam roller — rolo de espuma que trabalha com várias densidades e/ou bola de tênis ou frescobol — direcionadas para o uso na planta dos pés. Na verdade, os pontos de tensão compõem uma espécie de nó na área e são identificados com facilidade.

Ao longo da técnica, os nós e pontos de tensão são desfeitos. Por esse motivo, ela pode ser bastante dolorida em alguns casos. Por outro lado, a liberação miofascial diminui a rigidez, traz amplitude aos movimentos e mais liberdade entre o músculo e a fáscia — tecido fibroso que envolve os músculos. Em outras palavras, ela aumenta a mobilidade dos movimentos, além de aliviar dores e desconfortos.

Alongamento

O alongamento é bastante conhecido. Quem nunca ouviu falar que incluir o alongamento na rotina de exercícios ajuda a prevenir lesões? Com o alongamento aplicado à fisioterapia, os resultados dessa técnica são ainda mais otimizados.

Além de reduzir as temidas dores, ele traz uma série de benefícios, como o relaxamento do músculo e a irrigação dos vasos sanguíneos no local, que consegue receber uma quantidade maior de nutrientes, responsáveis pela recuperação. Contudo, é preciso ser bem orientado quanto o grau de amplitude de movimento e o posicionamento correto, a fim de otimizar os benefícios desta conduta. 

Botas de compressão

As botas pneumáticas de compressão proporcionam a recuperação muscular de pernas, braços e quadris, por meio da compressão pneumática dinâmica, pressionando diferentes pontos de maneira homogênea. Isso melhora o fluxo sanguíneo e proporciona a drenagem de metabólitos, reduzindo o edema. Elas costumam ser utilizadas após um treinamento intenso ou de longo volume.

Recuperação ativa

Esse tratamento consiste em alguma atividade física de baixa intensidade — geralmente abaixo de 40 % da capacidade pulmonar máxima. O objetivo é agilizar a recuperação por meio da oxigenação dos músculos, a fim de facilitar a metabolização de lactato e melhorar o desempenho do atleta na sua atividade propriamente dita. Conheça alguns exemplos: pedalar em bicicleta sem ou com carga leve, treino funcional com o peso corporal, alongamentos dinâmicos (pilates) e deep-running.

Como você pôde ver, existem diversos tratamentos que prometem acelerar a recuperação muscular, aliviar as dores e sintomas de desconforto provocados pela atividade física. A escolha do melhor procedimento considera, principalmente, a intensidade do dano.

Quer saber mais sobre as técnicas de regeneração muscular e otimizar a sua recuperação? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos tratamentos de fisioterapia!

Posts relacionados

Deixe uma resposta