A importância de uma dieta adequada para quem tem hipertensão

4 minutos para ler

Você sabia que 25% dos adultos brasileiros têm hipertensão? O dado é da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Mesmo sendo um problema comum na população, exige um controle para evitar danos mais sérios à saúde, visto que o quadro responde a 40% dos casos de infarto e a 80% dos de derrame segundo a SBH.

É uma doença crônica que ocorre quando a pressão arterial está igual ou superior a 140 x 90 mmHg (milímetro por mercúrio) por um longo tempo. Apesar de não ter cura, é possível fazer mudanças no estilo de vida, principalmente na alimentação. Quer saber como adotar uma dieta para quem tem hipertensão? Acompanhe este post e veja como viver bem!

Substitua o sal por temperos naturais

Não é novidade para ninguém que o sal é o grande vilão da hipertensão. Isso porque ele favorece a retenção de líquidos, o que faz com que um volume maior de sangue circule pelo corpo, aumentando a pressão arterial.

Mas dá para reduzir o sódio na alimentação diária, substituindo-o por temperos naturais, como alecrim, salsa, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, entre outros de sua preferência. Na verdade, essas opções vão trazer ainda mais sabor e saúde ao seu cardápio.

Outras dicas são: evite consumir comidas de fast foods ou congeladas, que são ricas em sal, e também retire o saleiro da mesa para não cair na tentação de salgar mais as preparações.

Evite conservas e embutidos

As conservas de milho, ervilha, cogumelos e outras são mantidas no sal, por isso não são indicadas na dieta de quem tem hipertensão. Mas você não precisa ficar longe dessas opções: pode comprar esses alimentos frescos e preparar em casa.

Outro problema são os embutidos, como salsicha, linguiça, salame e mortadela. Por isso, reduza o consumo desses alimentos, pois, além do sal, apresentam muita gordura, prejudicando ainda mais a saúde do coração.

Priorize alimentos ricos em proteínas

Uma alimentação que priorize as proteínas, como carnes magras, peixes, ovos, leite e iogurte, é indicada para quem têm hipertensão. Uma pesquisa publicada no American Journal of Hypertension avaliou pessoas que consumiram uma média de 100 gramas de proteína por dia e demonstrou que elas tiveram o risco de ter pressão alta reduzido em 40% em comparação com aquelas que tiveram dietas com poucas proteínas.

Leia o rótulo dos produtos

É importante também ter o costume de ler o rótulo dos alimentos industrializados. Muitas vezes, opções que parecem naturais são ricas em sal. A dica é observar a tabela nutricional e ficar de olho nos primeiros itens, que são os que aparecem em maior quantidade no produto.

Beba bastante água

Por fim, tenha o costume de beber bastante água ao longo do dia. Vai fazer bem para sua saúde em geral, mas, principalmente, vai evitar a retenção hídrica, que favorece o aumento da pressão arterial. Tenha o costume de sempre ter uma garrafinha de água com você para não se esquecer de hidratar-se constantemente, mesmo que estiver sem sede.

Não é difícil fazer a dieta para quem tem hipertensão. São pequenas mudanças de hábitos que vão contribuir para a saúde de uma forma geral. Lembrando da importância de consultar um nutricionista para facilitar essa mudança na sua rotina alimentar. Além da alimentação, é essencial realizar atividade física regularmente, reduzir as tensões do dia a dia e fazer o acompanhamento médico para controlar essa doença crônica.

Já que o assunto trata de doenças crônicas, veja também como a fisioterapia pode ser uma forte aliada no seu controle!

Posts relacionados

Deixe uma resposta