Conheça mitos e verdades sobre acupuntura

6 minutos para ler

Criada na China há cerca de 3.000 anos, a acupuntura é uma técnica de aplicação de agulhas que busca o equilíbrio do corpo e da mente. Apesar de reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como método eficaz no tratamento e prevenção de uma série de doenças, muitas pessoas ainda têm medo ou dúvidas em relação à técnica. Assim, vamos listar, a seguir, mitos e verdades sobre acupuntura para você entender como funciona o método, seus principais benefícios e algumas curiosidades.

A acupuntura serve apenas para aliviar dores no corpo

Esse é um dos maiores mitos da acupuntura. A técnica é sim eficaz para o tratamento de dores crônicas, mas também para problemas pós-operatórios, náuseas e vômitos pós-quimioterapia ou cirurgia, dependências químicas, depressão, hipertensão, cólicas renais, reabilitação após acidentes vasculares cerebrais (AVCs), torcicolo, fibromialgia e asma.

Isso apenas para citar algumas das 200 patologias listadas pela OMS em 2002, quando a organização reconheceu a acupuntura como técnica eficaz no tratamento de doenças. A técnica milenar chinesa atua sobre problemas da mente e do corpo graças à abordagem terapêutica do método, que trata o corpo como um todo, do bem-estar físico ao psicológico.

A acupuntura atua no sistema nervoso

Conforme mencionado, a acupuntura é um método abrangente, que atua sobre uma série de doenças, inclusive cardiovasculares e neurológicas. A inserção das agulhas nos pontos de acupuntura estimula diretamente o sistema nervoso do organismo, que libera substâncias químicas nos músculos, medula e cérebro. Essas substâncias ajudam o próprio sistema de regulação interno do corpo no equilíbrio energético e bioquímico, estimulando as habilidades naturais de cura e ajudando a promover o bem-estar físico e o emocional.

As agulhas da acupuntura são dolorosas 

Este é mais um grande mito sobre a acupuntura. Diferentemente de outras agulhas, como a utilizada para tirar sangue (hipodérmica), as agulhas da acupuntura são superfinas — sua espessura equivale a cerca de dois fios de cabelo humano. Dessa maneira, o máximo que o paciente da acupuntura sente é uma pinicada, choque ou formigamento assim que a agulha é inserida, sendo que a sensação logo passa. 

Caso o incômodo persista, o profissional capacitado em acupuntura deve retirar as agulhas, sempre priorizando o conforto do paciente, mas, de forma geral, as agulhas não causam dor. Pelo contrário, muitos pacientes relatam ficar tão relaxados durante a sessão que até adormecem.

A acupuntura é ligada à religião e ao misticismo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a acupuntura não é uma religião, misticismo ou uma forma de placebo (efeito apenas psicológico de cura). O tratamento, já reconhecido pela OMS há mais de 15 anos, tem caráter medicinal e seus resultados comprovados pela ciência, tanto no ocidente quanto no oriente. 

Um exemplo é o estudo de 2007 realizado na Alemanha com 1.200 pacientes com dor nas costas, financiado pelas 10 principais companhias de seguros do País. Esse estudo dividiu os pacientes de forma que uma parte recebeu tratamento de acupuntura, outra fez fisioterapia ou outro tratamento tradicional para as costas e a terceira recebeu um tratamento falso de acupuntura (com agulhas aplicadas em locais errados).

O resultado foi que metade dos pacientes, igualmente dos grupos de acupuntura real e falsa, sentiam menos dores após o tratamento, enquanto apenas 27% dos que haviam recebido tratamento tradicional estavam satisfeitos. A curiosidade é que apenas 15% dos pacientes que receberam tratamento de acupuntura precisaram tomar analgésicos para aliviar a dor, enquanto 34% dos pacientes do grupo de acupuntura falsa e 59% dos tratados de forma tradicional os tomaram.

Uma série de outros estudos comprovam cientificamente a eficácia do método, mesmo ele tendo sido desenvolvido com base em crenças asiáticas. Além disso, muitos cientistas e estudiosos defendem a acupuntura como forma de tratamento mais eficaz que alguns métodos tradicionais. Isso porque o constante uso de drogas pela medicina ocidental pode causar uma gama de deficiências no organismo. Já a acupuntura é responsável por tratar as doenças de forma mais harmônica para a mente e para o corpo humano.

As agulhas introduzem substâncias no corpo

Este é mais um mito em relação ao método. Apesar de serem mesmo introduzidas na pele, as agulhas da acupuntura não têm nenhum tipo de substância injetável. Elas funcionam como tratamento simplesmente porque estimulam o sistema nervoso e são colocadas em acupontos específicos para tratar o desequilíbrio energético do corpo.

A acupuntura é um método ultrapassado

Apesar de ser um Método Tradicional Chinês com cerca de 3.000 anos de existência, a acupuntura não é um método ultrapassado. Pelo contrário. Com o passar dos anos, novas técnicas complementares às agulhas foram sendo implementadas, como a auriculoterapia, o uso de ventosas e a moxabustão. Além disso, vários estudos já provaram a eficácia da acupuntura no tratamento de doenças, de ansiedade a dores crônicas.

Idosos podem fazer acupuntura

Sim! Além de pessoas idosas, gestantes, deficientes e até crianças e bebês podem fazer acupuntura. A técnica é universal e oferece, inclusive, uma série de benefícios especiais para cada grupo de pacientes. Nas grávidas, por exemplo, ajuda a amenizar dores e incômodos típicos dessa etapa da vida. Na terceira idade, ajuda a tratar e prevenir problemas de saúde como as doenças cardiorrespiratórias, diabetes, Mal de Parkinson e AVCs.

A acupuntura é um procedimento caro

Outro mito em relação à técnica é de que ela é um luxo reservado apenas para quem tem muito dinheiro. Isso não é verdade. Cada vez mais difundido, o método está disponível no mercado por variadas faixas de preço, podendo, inclusive, ser coberto por planos de saúde.

O mais importante ao avaliar um local para iniciar a técnica é saber se estão sendo seguidas todas as normas de saúde e segurança, como agulhas descartáveis e materiais esterilizados, e se o profissional que irá aplicar o método é devidamente capacitado.

Agora que você já conhece alguns dos mitos e verdades sobre a acupuntura, que tal conhecer a  Fisiotrauma?  Atendemos todos os pacientes, inclusive com cobertura de planos de saúde. Venha experimentar esse Método Tradicional Chinês que pode fazer milagres pela sua saúde. Você pode entrar em contato pelo site ou pelo telefone: (61) 3345-6685.

Posts relacionados

Deixe uma resposta