Hérnia de disco: conheça os sintomas e saiba como a fisioterapia pode ajudar

6 minutos para ler

A hérnia de disco é um problema que afeta cerca de 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número impressionante não é à toa, afinal, trabalhar sentado durante horas, se estressar e realizar esforços repetitivos são ações que podem causar o problema e que são muito comuns atualmente.

No entanto, é possível obter excelentes resultados por meio da fisioterapia. Descubra agora quais são os sintomas e como o tratamento fisioterapêutico pode ajudar!

O que é a hérnia de disco e como ela é causada?

Entre as vértebras da coluna temos os discos intervertebrais que são constituídos de um tecido cartilaginoso e elástico, que reveste uma estrutura de consistência gelatinosa chamada núcleo pulposo. Conforme movemos a coluna, os discos se ajeitam para absorver o impacto e proporcionar mobilidade.

Quando há uma sobrecarga, o disco se racha, o conteúdo do núcleo vaza e invade o canal vertebral, provocando a protusão ou a hérnia de disco. Quando o material extravasado atinge os nervos, que são muito sensíveis ao contato, pode ocorrer dores muito intensas, além de dormência e fraqueza nos braços e pernas.

No entanto, vale ressaltar que nem todas as pessoas sentem dor. Algumas sequer apresentam sintomas.

Existem três níveis de hérnias de disco:

  • protrusas — normalmente são menores e contidas por parte do ânulo fibroso do disco;
  • extrusas — quando há uma lesão completa do ângulo fibroso e o extravasamento do material do núcleo pulposo;
  • sequestradas/migradas — o fragmento herniado se alonga no canal medular e chega a ficar separado do disco.

Muitas pessoas pensam que esse problema é causado pela idade que provoca o desgaste dos discos. Embora esse seja um dos fatores, jovens também podem ter essa patologia pela falta de atividade física, uso de mochilas pesadas, má postura, obesidade, movimentos repetitivos, acidentes com grande impacto na área e até predisposição genética.

Quais são os sintomas?

Como já dito, não são todas as pessoas que sofrem com a hérnia de disco e sentem dores, no entanto, esse é um dos sinais mais comuns. A dor tende a se concentrar na região lombar e cervical da coluna, mas pode irradiar para membros superiores (hérnia cervical) como os braços e membros inferiores (hérnia lombar) nas pernas.

Formigamento e dormência nos membros, dor intercostal e braquialgia também são comuns. Nos casos mais graves é possível que haja perda de força.

O que fazer ao suspeitar que tem hérnia de disco?

A primeira medida é procurar por um especialista, que pode ser um neurologista, um ortopedista, um reumatologista ou um fisiatra. Esse tipo de hérnia costuma ser confirmada por meio do exame físico, histórico da dor e exames de imagem complementares, como ressonância magnética e tomografia.

A duração varia, visto que se o problema for agudo pode permanecer por até três meses. Durante esse período a pessoa deve passar por tratamento que inclui medicamentos receitados por profissionais médicos, período de repouso e fisioterapia.

A cantora Anitta foi diagnosticada com hérnia de disco e precisou fazer coreografias menos intensas. Apesar disso, quem sofre com o problema não precisa parar de se exercitar. No caso da artista mencionada, ela precisou apenas diminuir o ritmo e ser acompanhada durante os shows por uma fisioterapeuta.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento?

A fisioterapia é uma excelente forma de tratar a hérnia de disco, pois ela promove a melhora funcional por meio de técnicas que ajudam a reorganizar as estruturas que estão lesionadas. Além disso, também proporciona os seguintes benefícios:

  • melhora da resistência física;
  • aumenta a capacidade de movimentação;
  • reduz o uso de medicamentos para dor;
  • alivia as dores nas costas, braços e pernas;
  • evita, em alguns casos, a necessidade de intervenção cirúrgica;
  • permite a compreensão de quais movimentos podem ser feitos e quais devem ser evitados.

São vários os recursos utilizados para obter esses resultados e eles são determinados de acordo com uma avaliação feita pelo fisioterapeuta, que indica qual o melhor método para cada caso. Confira algumas possibilidades!

Fontes de calor localizadas

Podem ser utilizadas fontes de calor superficial e profundo com o objetivo de aliviar as dores e preparar o corpo para a realização de alongamentos e exercícios. Isso porque o calor aumenta a circulação sanguínea e facilita a chegada de nutrientes ao tecido.

Equipamentos eletrônicos

Equipamentos como o TENS  e o TR Therapy (terapia por radiofrequência direcionada) também podem ser usados com a intenção de aliviar as dores e os desconfortos. O tempo de atuação varia de acordo com a área de tratamento e pode levar de 8 a 25 minutos.

Alongamentos e exercícios

Os alongamentos ajudam a aumentar a flexibilidade, além de ajustar a postura corporal, reorganizar as fibras musculares e normalizar o tônus dos músculos. Já os exercícios são indicados para melhorar a mobilidade, fortalecer os músculos mais fracos e até para o alívio da dor.

Entre as técnicas mais comuns estão:

  • hidroterapia — realizada dentro da piscina, a partir da orientação de um fisioterapeuta;
  • pilates — fortalece a musculatura profunda, mantém as costas eretas e aumenta a força do abdômen;
  • reeducação postural global (RPG) — exercícios direcionados com a finalidade de ajustar alterações posturais e redução da queixa álgica utilizando posturas específicas que promovem alongamento de cadeias musculares e fortalecimento muscular;
  • método Mckenzie — método de avaliação e tratamento que utiliza exercícios específicos e posturas mantidas para reduzir a dor e restabelecer a funcionalidade do paciente/ do corpo.

Tração manual ou eletrônica

Na tração manual, o fisioterapeuta segura o pescoço do paciente — que está deitado em uma maca com a coluna alinhada — e então, traciona a cabeça verticalmente para liberar a tensão entre as vértebras.

Isso permite o ajuste articular entre as vértebras, proporcionando sensação de alívio da dor e redução do formigamento e dormência. O processo da tração eletrônica é o mesmo, com a diferença que ele é feito por um equipamento próprio para essa função.

Além de determinar o melhor tratamento para a hérnia de disco, o fisioterapeuta também pode indicar exercícios para realizar em casa e apontar cuidados no dia a dia que auxiliam no alívio da dor.

Perceba então, que a fisioterapia é uma grande aliada no tratamento da hérnia de disco. Portanto, se você sofre com o problema vale a pena procurar por um profissional, saber quais as possibilidades para o seu caso e assim aumentar a qualidade de vida.

Essas informações foram úteis? Então, assine nossa newsletter e receba dicas de saúde e bem-estar diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta