Por que é importante que idosos façam atividades físicas no inverno?

3 minutos para ler

Quando as temperaturas caem, é natural que a disposição para fazer atividades físicas seja trocada pela vontade de ficar em casa debaixo das cobertas, não é mesmo? No entanto, é importante ter em mente que o frio não pode ser uma desculpa para o sedentarismo, afinal, é necessário se exercitar durante todo o ano para manter a saúde em dia.

Pensando nisso, elaboramos este artigo, para que você entenda a importância de praticar atividades físicas no inverno, principalmente para os idosos. Confira!

Ajuda na prevenção e tratamentos de doenças

A prática de exercícios físicos deve ser regular durante todo o ano, já que é uma ótima forma de combater algumas doenças. Nesse contexto, pode-se citar a prevenção e a melhora de sintomas de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose e problemas cardíacos.

Além disso, praticar atividades físicas ajuda combater a depressão, pois aumenta os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.

Evita atrofia e perda de mobilidade

Os exercícios físicos, especialmente os que estão relacionados à fisioterapia, são fundamentais para fortalecer os músculos e articulações. Da mesma forma, também são grandes aliados na prevenção de possíveis lesões. Nos idosos, por exemplo, as quedas são um motivo de preocupação, uma vez que comumente causam fraturas de fêmur, o osso longo que está localizado na coxa.

Ao envelhecermos, há uma perda natural da produção de colágeno e um consequente declínio da força e capacidade de movimentação do corpo. Manter o corpo em movimento, com uma atividade física regular, estimula a conservação da saúde dos músculos e de outras estruturas corporais, como ligamentos e articulações, o que garante um equilíbrio na mobilidade do organismo e auxilia na redução e prevenção de vários problemas.

Contribui para o bem-estar

No inverno, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo regulada. Assim, é natural que mais calorias sejam consumidas. É por esse motivo que, em dias frios, as pessoas têm mais vontade de comer alimentos calóricos e cheios de gordura. Sendo assim, é fundamental continuar a prática de exercícios físicos no inverno, a fim de manter os ganhos conquistados durante o ano e o peso corporal.

Além disso, manter o corpo em movimento ajuda a regular o sono, o que é positivo no inverno, pois nessa estação, é natural que as pessoas durmam mais que em outras épocas do ano. As atividades físicas propiciam uma noite bem dormida e de descanso, o que é fundamental para ter saúde em qualquer estação do ano.

As atividades físicas no inverno são muito importantes para os idosos, mas devem ser acompanhadas por um profissional especializado, como o fisioterapeuta. Também, é fundamental fazer alongamentos da forma adequada, para prevenir as lesões e potencializar os efeitos dos exercícios físicos.

Entre as melhores atividades físicas no inverno, para serem feitas na terceira idade, estão a musculação orientada, exercícios aeróbicos de baixa impacto, pilates, caminhadas e yoga.

Então, entendeu como é importante manter o corpo em movimento durante o inverno? Que tal ler mais dicas para ter qualidade de vida na aposentadoria em Brasília? Confira!

Posts relacionados

Deixe uma resposta