Fique por dentro dos maiores benefícios da hidroterapia para idosos

6 minutos para ler

Você já ouviu falar dos benefícios da hidroterapia para idosos? A maioria das pessoas acha que essa prática está relacionada à hidroginástica, mas a verdade é que são atividades bem diferentes.

A hidroterapia, também chamada de fisioterapia aquática, é uma atividade com fins terapêuticos, feita por meio de exercícios físicos específicos em piscinas aquecidas. Ideal para pessoas que têm algum tipo de disfunção ortopédica, respiratória, vascular, neurológica, pós-cirúrgicas ou traumas, a hidroterapia ajuda na respiração, no relaxamento e no fortalecimento muscular.

A hidroginástica, por sua vez, é uma atividade física em que o objetivo é o fortalecimento muscular e a melhora do condicionamento físico de maneira geral. Apesar de distintas, as duas práticas podem ser associadas para um melhor resultado.

Neste post, você vai saber mais sobre a hidroterapia para idosos e sua importância para quem já está na terceira idade. Continue a leitura!

O que é, como é feita e para quem é indicada a hidroterapia?

Os exercícios de hidroterapia são feitos em piscinas aquecidas e conduzidos por um fisioterapeuta. Para tanto, pode-se usar equipamentos e outros utensílios, como pesos e boias. Somente esse profissional poderá auxiliar os pacientes na realização das atividades e orientá-los sobre as melhores opções de tratamento e reabilitação motora.

Por meio dos exercícios realizados na água aquecida, é possível reduzir a carga provocada pelas atividades e pelo peso do corpo sobre os ossos e articulações, permitindo o relaxamento dos músculos, assim como o alívio das dores. Em resumo, a hidroterapia é indicada para os idosos que precisam:

  • fortalecer os músculos;
  • aliviar dores musculares ou das articulações;
  • diminuir problemas de postura;
  • reabilitação pré e pós-cirúrgica;
  • estimular a autoconfiança e a independência;
  • aumentar a circulação periférica;
  • reduzir estresse e ansiedade;
  • facilitar a marcha e a corrida;
  • melhorar a coordenação motora e o equilíbrio;
  • diminuir os distúrbios do sono, como a insônia;
  • reduzir possíveis edemas causados por diversas doenças;
  • melhorar a respiração, pelo aumento da capacidade respiratória;
  • aumentar a amplitude das articulações.

Como é possível ver, a hidroterapia promove a qualidade de vida e contribui para o bem-estar das pessoas com mais idade. Isso porque, ao longo dos anos, há um desgaste natural dos componentes das articulações, dos ossos e dos músculos.

Além dos idosos, você sabia que as gestantes também podem aproveitar bastante a hidroterapia? Como o corpo da mulher passa por muitas mudanças físicas, também pode ocorrer sobrecarga das articulações e da coluna. Dessa forma, os exercícios na água são bastante úteis para movimentar o corpo da grávida sem causar prejuízos ao bebê!

Quais são os benefícios dessa prática?

Nos tópicos anteriores, já explicamos algumas vantagens da hidroterapia na terceira idade, mas, a seguir, você vai conhecer outros benefícios com mais detalhes. Acompanhe.

Estimula o convívio social

Com o passar do tempo, é natural que pessoas com mais idade possam se sentir sozinhas ou isoladas. Em casos mais sérios, ansiedade e depressão podem ser desenvolvidas em decorrência desses sentimentos. Socializar e conviver com outras pessoas da mesma idade são práticas que mantêm longe as energias negativas.

Como a hidroterapia é feita em grupo, essa é uma ótima forma de conversar, se distrair, fazer amigos e compartilhar experiências. Afinal, conviver com outras pessoas faz bem em todas as idades, não é mesmo? Para os idosos, atividades em grupo são ainda mais importantes no dia a dia, pois ajudam a manter corpo e mente ativos.

Fortalece músculos e articulações

A fisioterapia na água, como explicamos no início deste post, pode trabalhar um grupo muscular que precisa de reabilitação ou até mesmo o corpo todo. Sendo assim, o fisioterapeuta estabelecerá uma série de exercícios específicos ou gerais, de acordo com o objetivo e as necessidades do paciente.

O fortalecimento dos músculos e a estabilização das articulações são essenciais para os idosos, pois, além de contribuírem para a autonomia da pessoa no dia a dia, também ajudam na prevenção de quedas e fraturas.

Auxilia na circulação vascular

Os movimentos que a água faz durante os exercícios na hidroterapia simulam uma massagem terapêutica, o que age como uma drenagem no corpo. Dessa forma, há eliminação mais eficaz de toxinas e outros líquidos acumulados no organismo, que podem ajudar para o aparecimento de edemas e varizes.

Melhora a energia, o humor e o sono

A hidroterapia, assim como a prática de qualquer exercício físico, trabalha com movimentos, liberação de energia e pontos de tensão. E não estamos falando somente do movimento em si!

As atividades físicas são capazes de liberar neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e disposição. Além disso, também são liberados hormônios que causam a sensação de felicidade, melhorando o humor.

Outro benefício da fisioterapia na água é a redução de dores nas costas, cansaço e prisão de ventre, que podem ser bastante comuns nos idosos. Com tudo isso, o bom humor e a qualidade do sono são garantidos!

Quais cuidados devem ser tomados antes de iniciar a hidroterapia?

Pessoas com problemas de pele e nas unhas, como micoses, não devem se submeter à hidroterapia antes de realizar o tratamento das lesões. Isso porque a água pode prejudicar esses quadros e, como a piscina é de uso comum, há risco de contaminação para outras pessoas. O mesmo é válido para outras doenças de pele e machucados.

Cada pessoa apresenta uma limitação e necessidade, por isso, é importante saber que a hidroterapia só deve ser indicada por um profissional da saúde. Para avaliar a aptidão física do paciente, o fisioterapeuta realiza exames físicos próprios e também pede exames clínicos específicos, como o eletrocardiograma.

Depois de ser “liberada”, é interessante buscar locais de confiança e que ofereçam a hidroterapia especialmente para idosos. É imprescindível escolher uma clínica de qualidade e bem conceituada para contar com o apoio de profissionais experientes e credenciados a auxiliar nas atividades.

E então, entendeu o que é a hidroterapia para idosos e como ela pode contribuir para a qualidade de vida? Essa atividade física é muito benéfica tanto para a saúde física quanto para a mental. Se você quer conhecer de perto essa prática, acesse já nosso site!

Posts relacionados

Deixe uma resposta