O que é e como funciona o Método McKenzie (MDT)?

10 minutos para ler

IMPORTANTE: solicitamos que o responsável pelas postagens no blog assista a este tutorial (https://is.gd/mTH2XQ). Nele, ensinamos como atualizar o conteúdo no seu blog sem perder a URL e causar conteúdo duplicado. Reforçamos que o texto desta pauta não deve ser postado automaticamente pela plataforma da Rock. Qualquer dúvida, só dizer nos comentários ou pelo chat da plataforma.

Link do post original: https://blog.fisiotrauma.com.br/metodo-mckenzie/

——————————————————————————————————————–

Você já ouviu falar no Método McKenzie? Também conhecido como MDT (sigla para Mechanical Diagnosis and Therapy ou Terapia e Diagnóstico Mecânica). É um método reconhecido internacionalmente de avaliação, tratamento e prevenção de dor na coluna, pescoço e extremidades, e tem como ideologia o autotratamento (participação ativa do paciente). Foi desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelândes, Robin Mckenzie e traz uma série de benefícios para a saúde, tanto a curto quanto alongo prazo.

Ele pode ser bastante útil para os o tratamento de dores na coluna vertebral, dores de origens musculoesqueléticas, nas extremidades – ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé. Isso significa que, se houver um problema na articulação ou no músculo da coluna, pescoço ou extremidade uma avaliação pelo MD pode ser apropriada, auxiliando na reabilitação do paciente com problemas crônicos, abolindo a dor, recuperando a função, educando-o e auxiliando-o retorna a função e melhora da qualidade de vida. Continue lendo nosso artigo e entenda o que é o Método McKenzie, qual a filosofia do método, principais indicações e vantagens de seu uso e tire todas suas dúvidas sobre o tema.

O que é o Método McKenzie

O Método McKenzie é um protocolo de avaliação e tratamento de problemas da coluna e extremidades, baseado em evidência. Sua característica fundamental é uma avaliação inicial minunciosa, onde quando bem realizada é uma maneira segura e confiável de alcançar um diagnóstico mecânico preciso, para só depois traçar o plano de tratamento adequado.

Diz respeito a uma prática utilizada para avaliação, diagnóstico fisioterápico e tratamento em casos de dores que atinjam o paciente, verificando se elas são decorrentes de alterações no sistema musculoesquelético, ou se é preciso investigar outras causas.

Como funciona

Baseado em evidência, ou seja, em casos de pacientes reais e estudos com comprovação científica, o método concentra-­se no fato de que a grande maioria das dores musculares dos pacientes é de origem mecânica. Ou seja, são provocadas por posições mantidas por muito tempo movimentos inadequados dos músculos e articulações, que acabam gerando dor, desconfortos musculares, diminuição de mobilidade e função.

Assim, o MDT trabalha a posição ou movimento de preferência, que favoreça a abolição da dor, recuperação mecânica e funcional. O tratamento deve ser iniciado sempre com a ajuda de um fisioterapeuta capacitado, onde a combinação de orientação postural e aplicação individualizada de exercícios específicos, permite ao paciente autotratar sua condição. Promovendo assim a melhora do paciente, aumentado sua satisfação com os exercícios realizados tanto na clínica quanto em casa, com o foco de abolir a dor e recuperar função da coluna ou da articulação.

É um método seguro, eficiente e que traz resultados rápidos, auxiliando na reabilitação do paciente em curto prazo, graças aos seguintes fatores:

  • proporciona um diagnóstico preciso;
  • une as habilidades que o paciente tem com a compreensão sobre o seu problema;
  • permite o autoconhecimento do corpo e o autotratamento;
  • empodera o paciente com educação em dor para realizar seu tratamento independentemente do terapeuta;
  • auxilia na prevenção de novas crises de dores;
  • diminui o uso de anti-inflamatórios e analgésicos, que podem trazer outras complicações para o paciente.

Filosofia do método

A filosofia do Método McKenzie se baseia na avaliação, tratamento e prevenção. Sendo uma avaliação mecânica exclusiva que objetiva identificar rapidamente a origem do problema ou a causa da dor.

O tratamento será realizado utilizando as informações colhidas durante a avaliação, onde o terapeuta prescreverá um exercício específico que poderá ser realizado durante as sessões, em casa ou no trabalho. Sendo assim, o MDT visa tanto a solução dos sintomas atuais quanto a prevenção, a longo prazo, diminuindo o risco de reincidência.

Indicações para o uso do método

O Método McKenzie é indicado para:

  • todas as pessoas que, em algum momento, sofreram com uma crise de dor nas costas, seja na região cervical, torácica ou lombar e que estejam evitando determinados movimentos para minimizar a dor;
  • quem sente algum tipo de rigidez no corpo ou tem dificuldades de levantar após ficar sentado por muito tempo;
  • todos aqueles que apresentam algum tipo de dor e desconforto nas articulações após ficar muito tempo sentado.
  • todos que sentem dores, formigamentos ou algum tipo de dormência na região do pescoço, ombros, braços, mãos, tornozelos e pés;
  • pessoas que sentem dor contínua e persistente (podendo se estender a anos) na coluna lombar baixa, quadril, púbis e cóccix;
  • quem tem dor na coluna sacrolombar e sente a irradiação para pernas e pés;
  • pessoas que sofrem de dor de cabeça, ATM, bruxismo, entre outros;
  • todos aqueles que tiveram que restringir suas atividades físicas e outras atividades cotidianas por conta de dores.

É indicado para inúmeros diagnósticos clínicos como por exemplos:

Principais vantagens

A escolha do tratamento através uso do Método McKenzie se deve a suas imensas vantagens tanto para o terapeuta quanto para o paciente que será o maior beneficiado durante o tratamento

Principais Vantagens:

Aplicação em qualquer estágio: agudo, subagudo ou crônico.

Uma das principais vantagens do método é a possibilidade de seu uso mesmo nos momentos de dor aguda, subaguda e crônica. Assim, não é preciso esperar uma melhora do quadro clínico para realizar uma avaliação e iniciar o tratamento com o método, desde que você esteja sendo orientado por um fisioterapeuta que domina o método Mckenzie

Método versátil

Pode ser aplicado para vários tipos de dor e outros problemas na saúde, pois seus objetivos são: Reduzir os sintomas através de exercícios, recuperar completamente a função, prevenir reincidência, por isso sua eficiência pode ser comprovada nos mais diversos casos e diagnósticos.

Redução no uso de medicação

O método não depende do uso de medicações e outras intervenções. Assim, a reabilitação é segura ou sem efeitos colaterais do uso de medicações para o paciente. Além disso, o método garante que a causa do problema está sendo solucionada, não sendo apenas um tratamento paliativo.

Autossuficiência do paciente

O método está baseado no ensinamento das técnicas para o paciente, de modo que ele próprio possa praticar em casa ou em qualquer lugar que o paciente esteja, sem a necessidade de equipamentos, dando a total independência ao paciente. Sem a necessidade de equipamentos. Isso permite que seus resultados se estendam a curto, médio e longo prazo durante seu processo de reabilitação, já que o paciente pode continuar o tratamento, continuamente e o mais importante, de forma preventiva.

Prevenção das dores

Diante desses dois pontos que falamos acima, é possível solucionar não apenas as dores atuais, mas também a incidência de novas crises a longo prazo. O fisioterapeuta especializado no método também ensina o paciente a identificar as atividades, movimentos e posturas que pioram e melhoram o paciente, de forma a prevenir problemas no futuro e dando a autonomia do resultado posterior ao tratamento para o paciente.

Maior consciência corporal para o paciente

Ao ensinar e educar o paciente sobre os exercícios há uma melhora da percepção e consciência corporal um maior incentivo para uma consciência corporal, de forma que ele passa a compreender melhor como seu corpo funciona, quais são as posições e posturas que propiciam maior dor. Além do fisioterapeuta indicar quais são as posturas mais adequadas para seu dia a dia, minimizando, assim, o risco de novas ocorrências.

Menor custo para o paciente

O auto-tratamento é uma forma mais rápida, eficaz e com menor custo do que os tratamentos tradicionais, principalmente por utilizar exercícios para a reabilitação do paciente, sem depender de substâncias químicas e outros métodos complementares.

Além disso, são utilizadas poucas sessões para obter o resultado esperado. A média para que o paciente tenha alta é entre 5 e 8 sessões, na maioria dos casos quando aliado com a autoresponsabilidade do paciente na realização do exercícios prescritos. Por isso, ele já é recomendado por médicos e até por companhias de seguro­ saúde.

O surgimento do Método McKenzie

Criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie nos anos 50, o método surgiu de uma observação de padrões em dores nas costas, que surgiam basicamente pela postura dos pacientes no dia a dia. Hoje já está disseminado em mais de 49 países.

O Dr. Robin McKenzie é considerado o fisioterapeuta mais influente de toda a história da área ortopédica. Pela criação do método, ele recebeu diversos prêmios da comunidade médica e científica e foi reconhecido como uma das maiores autoridades no diagnóstico e tratamento de problemas na coluna.

Seu livro “Trate você mesmo sua coluna” é o de maior vendagem em todo mundo sobre este tema.

No Brasil, o método ainda não foi tão disseminado e são poucas as clínicas que praticam o MDT. A Fisiotrauma, clínica referência de Brasília, tem todos seus funcionários capacitados no método e o aplica com uma série de casos de sucesso.

É um método confiável, já comprovado cientificamente por meio de estudos que o consideram um dos métodos mais eficazes na abordagem de uma avaliação mais global e um diagnóstico preciso dos pacientes. Em países como Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia, é o método mais utilizado para o tratamento de distúrbios na coluna, e em diversos outros países é considerado como a primeira escolha para o tratamento de dores originadas de problemas musculoesqueléticos.

Assim, o Método McKenzie é revolucionário e consegue atender com bastante eficiência as questões e dores dos pacientes. Por isso, se você tem dores na coluna, braços, pernas, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, procure clínicas especializadas nesse tipo de tratamento e comprove a eficácia dos resultados!

Achou interessante a possibilidade de se tratar com eficácia, agilidade e menor custo? Então saiba mais sobre o nosso trabalho aqui e venha se tratar conosco!

Posts relacionados

Deixe uma resposta