RPG ou pilates? Confira as diferenças e saiba o que é melhor para você

6 minutos para ler

O pilates e o RPG são dois métodos de correção corporal conceituados e muito procurados no mercado. Isso porque ambas têm a função de melhorar o alinhamento corporal, a flexibilidade, a resistência física e aliviar as dores corporais e da coluna.

No entanto, cada um tem finalidades e indicações diferentes, que variam de pessoa para pessoa e devem ser recomendados por um profissional, respeitando as necessidade de cada paciente.

Dessa forma, tanto o pilates quanto o RPG trazem benefícios específicos, e devem ser indicados e acompanhados por um fisioterapeuta especializado. Somente assim será possível realizar as atividades de forma correta e com qualidade.

Para que você possa entender mais sobre essas práticas, apresentamos neste post as principais diferenças entre elas. Confira!

O que é RPG?

RPG (ou Reeducação Postural Global) preconiza a utilização de posturas específicas para o alongamento de músculos organizados em cadeias musculares, sendo considerado de longa duração (aproximadamente 15 minutos em cada postura).

Essa técnica foi desenvolvida por PH. Souchard em 1981, na França e tem como principal objetivo ajustar a postura do paciente para devolver os movimentos corporais, aliviando dores e tensões. Por isso, usa posturas que promovem o alongamento do tecido muscular retraído.

Dessa forma, o RPG ajuda a reequilibrar e reorganizar os músculos que mantêm a postura. É altamente recomendado aos pacientes que apresentam assimetria postural e desconforto local, pois auxilia no ganho de mobilidade e corrige as alterações posturais.

O exercício é adaptado conforme as necessidades do paciente, respeitando sempre as suas limitações.

E o pilates? O que tem de diferente?

O pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates, utiliza métodos de alongamento e relaxamento muscular. Contudo, inclui exercícios físicos que usam o peso do próprio corpo — algumas vezes, com o suporte de equipamentos específicos utilizados para a prática de pilates.

Busca a reeducação dos movimentos e faz isso por meio de uma série de atividades embasadas na anatomia humana, aumentando a flexibilidade e delineando a força muscular.

O pilates ainda melhora a respiração por meio de exercícios específicos, corrigindo a postura e evitando possíveis lesões. Contribui também para promover uma conexão maior entre o corpo e a mente, buscando proporcionar mais qualidade de vida aos praticantes.

Um dos principais diferenciais do pilates é que trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, sendo um método dinâmico, trabalhando a musculatura profunda e superficial, de forma que durante um mesmo movimento um grupo muscular é alongado e outro é fortalecido.

Para que cada método é indicado?

O RPG é recomendado para alterações posturais, dores musculares e formigamentos, especialmente em casos onde há necessidade de reorganização dos movimentos em uma determinada área comprometida. Isso faz com que os músculos voltem a trabalhar normalmente em sua posição natural.

Além de melhorar as lesões, a Reeducação Postural Global também faz com que o paciente tenha uma melhor respiração e ensina a manter uma postura ideal para evitar que novos problemas possam surgir.

Já o pilates, além de promover uma melhora na respiração e um equilíbrio na postura, que corrige deficiências e evita o surgimento de novas doenças, também trabalha todo o corpo. Assim, a musculatura se fortalece e o paciente fica com o corpo mais definido, ajudando a obter resultados estéticos mais bonitos e saudáveis.

Dessa forma, o pilates é considerado um método bem mais completo, pois mantém os mesmos resultados do RPG e ainda traz harmonia e beleza corporal. Por isso, ele pode ser a solução que você procura, sendo um tratamento fisioterapêutico amplo que permite que seu organismo seja trabalhado como um todo. Isso traz como resultado mais bem-estar para seu corpo e mente.

Quais os objetivos do RPG e pilates?

O RPG e o pilates tem como objetivo comum reduzir as sobrecargas musculares causadas por alterações como por exemplo: hiperlordose, hipercifose, escolioses, entre outros. Além disso, tratam doenças causadas por movimentos repetitivos.

Basicamente, o pilates segue cinco princípios básicos: respiração, concentração, precisão, fluidez e controle. Dessa forma, ele se faz importante como uma atividade rotineira e como um método de correção postural, ajudando a desenvolver e a fortalecer os músculos, além disso, por ser um método de baixo impacto também melhora o condicionamento cardiovascular e evita lesões, garantindo mais qualidade de vida, inclusive para as pessoas da terceira idade.

Qual a principal diferença entre RPG e pilates?

A principal diferença entre as duas técnicas é que o RPG é um método estático, em que o paciente é colocado em uma postura pelo fisioterapeuta. Já o Pilates é um método dinâmico, permitindo que o paciente tenha mais autonomia durante as sessões e aprenda a respeitar os limites impostos pelo corpo.

Qual a frequência ideal do pilates e do RPG?

O RPG deve ser feito por um fisioterapeuta e a frequência ideal é uma sessão por semana, podendo variar até duas, a depender da gravidade ou agudização do quadro.

Como é uma prática regular, o pilates pode ser feito três vezes na semana ou quantas vezes você desejar, desde que respeite o tempo de descanso e siga as instruções impostas pelo instrutor.

Como escolher entre as duas técnicas?

Cada modalidade é indicada conforme as condições e necessidades da pessoa. Para determinar qual é a melhor para você, é fundamental fazer uma análise detalhada e aprofundada com um profissional especializado para avaliar a saúde do seu corpo e o que o seu organismo precisa.

Em situações de contusões severas e patologias, o médico fará toda uma avaliação para optar pelo procedimento mais eficiente. Porém, um exercício pode se tornar o complemento do outro para criar um tratamento mais completo e eficaz.

O RPG e o pilates podem fazer parte da sua vida. Mas é importante ressaltar que, assim como qualquer outro exercício físico, é essencial respeitar os limites do corpo e contar sempre com o apoio de um especialista para evitar prejuízos ao organismo.

Gostou das nossas dicas? Quer conhecer outras técnicas fisioterapêuticas? Entre em contato conosco e converse com nossos profissionais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta