Síndrome do ninho vazio: como lidar com a saída dos filhos de casa?

3 minutos para ler

Você sofre da síndrome do ninho vazio? Essa condição é caracterizada pelo sentimento de tristeza e desânimo quando os filhos saem de casa. Sabe quando você começa a se sentir deprimido ao ver um filho se tornando independente e seguindo o próprio caminho? É sobre isso que estamos falando.

A boa notícia é que existem algumas formas de aliviar essa sensação para ter uma vida mais tranquila e feliz. Para ajudar você a entender melhor a situação, listamos algumas dicas que podem ajudar. Continue a leitura e confira!

Entenda os sintomas da síndrome do ninho vazio

Quem sofre dessa síndrome apresenta alguns sinais característicos. Os principais são:

  • tristeza — que pode se agravar e causar depressão;
  • alterações no sono;
  • melancolia e desânimo;
  • mudanças de humor repentinas;
  • distúrbios alimentares.

Aparecendo alguns desses sintomas, é importante procurar maneiras de contornar o problema antes que eles possam prejudicar sua saúde.

Saiba como aliviar esses distúrbios

Existem algumas dicas que você pode seguir para não sofrer quando seus filhos saírem de casa. Continue a leitura para saber o que fazer.

Entenda a nova fase

Assim como você, seus filhos também vão passar por diversas fases — por isso é preciso ter paciência para entender a situação.

Você deve reconhecer, com naturalidade, que, em um momento, eles terão que seguir a própria vida e sairão de casa em busca da independência. É fundamental que você reflita sobre a questão e mantenha em mente que essa fase é importante para que eles cresçam e aprendam a enfrentar os desafios da vida adulta.

Saiba encerrar o ciclo

A cada etapa da vida é necessário encerrar um ciclo. Isso pode gerar novas oportunidades e abrir caminhos para uma nova fase. Sendo assim, não deixe que a mesmice e o apego façam com que você não consiga adquirir novas perspectivas, abrindo a mente para o que possa acontecer de novo.

Mantenha seu corpo e sua mente ativos

Ocupar a mente é a melhor maneira de lidar com essa situação. Inclua na sua rotina exercícios físicos e outras atividades, como a hidroterapia, o pilates e a acupuntura, pois eles proporcionam mais prazer e bem-estar. Assim, além de manter o corpo e a saúde em dia, você não terá muito tempo para focar nos problemas e nas tristezas.

Pense em coisas boas

O pensamento positivo é a chave para acabar com qualquer sensação ruim. Pense que agora você terá mais tempo para fazer o que gosta e aproveitar melhor a sua vida. Além disso, o relacionamento com seus filhos pode melhorar, pois a distância trará mais saudade e vocês poderão aproveitar melhor o tempo quando estiverem juntos.

Realize seus sonhos

Com seus filhos fora de casa, agora, chegou a hora de focar em você e tirar seus sonhos da gaveta. Aproveite essa chance para realizar seus objetivos e concretizar aqueles planos que ficaram esquecidos.

A síndrome do ninho vazio é mais comum do que você imagina. Para saber como lidar com a situação, siga nossas dicas e tenha em mente que essas mudanças de pensamento serão muito importantes para levar uma rotina mais leve, tranquila e com novas oportunidades.

Agora, o que acha de começar a aproveitar melhor o seu dia e a fazer novos amigos? Leia nosso post sobre o assunto e boa sorte!

Posts relacionados

Deixe uma resposta