Faz bem praticar pilates na gravidez? Confira os benefícios

3 minutos para ler

A gravidez é um momento de muita alegria para as mulheres. Além disso, é um período de transformação do corpo, que vai se preparando para desenvolver e dar à luz ao bebê.

Você sabia que atividades físicas podem fazer parte da gestação e que trazem muitos benefícios, tanto para a mamãe quanto para o bebê? O pilates na gravidez, por exemplo, é uma das práticas mais recomendadas e importantes.

Os exercícios praticados nas aulas de pilates ajudam a preparar o corpo especialmente para a hora do parto. Para você conhecer mais sobre essa atividade, explicamos neste post as principais vantagens que ela oferece ao corpo da gestante. Continue a leitura e confira!

Fortalece a região pélvica

A maioria dos movimentos feitos no pilates trabalha a musculatura da região pélvica, preparando todos os músculos para a hora do parto. Nesse momento, há uma pressão nas estruturas da cavidade pélvica, criadas pelas contrações e pela passagem da criança.

Durante os exercícios, a mulher acaba obtendo um certo treinamento para o parto normal, contribuindo para a facilitação do processo de nascimento do filho.

Melhora a circulação e a respiração

A circulação torna-se mais eficiente, evitando problemas, como a coagulação sanguínea. Além disso, a respiração também torna-se mais fácil pois, ao longo do exercício, é feito um trabalho respiratório que aumenta a oxigenação e aprimora o padrão da mãe e do bebê.

Aumenta a disposição diária

Praticar atividades não só melhora a condição física e a saúde, como também aumenta a disposição para enfrentar o dia a dia. Especialmente durante a gestação, período que costuma dar mais sono e cansaço.

Previne lesões

Os hormônios da gravidez podem deixar os ligamentos e os músculos do corpo mais flexíveis, fazendo com que a mulher tenha uma diminuição da sua estabilidade com a alteração do centro de gravidade corporal. A prática do pilates permite controlar o aumento da gordura corporal, aliviando o peso sobre a coluna e pernas, além de fortalecer e definir todo o corpo.

Melhora o sono

Apesar de a gestação provocar cansaço e sonolência, nem todas as mamães conseguem realmente ter uma boa qualidade de sono, principalmente na fase final.

O pilates ajuda a relaxar o corpo, proporcionando sensação de prazer e bem-estar. Com isso, substâncias como endorfina são liberadas, permitindo que a mulher tenha mais calma e tranquilidade durante a noite.

Promove bem-estar à criança

Todos os benefícios do exercício também promovem diretamente o bem estar do bebê. Isso acontece porque a mãe e o seu filho estão ligados e, assim, hormônios liberados durante a prática chegam até o feto por meio da placenta. Dessa forma, a criança se sentirá bem e tranquila, ajudando inclusive quando acontecer o seu nascimento.

O pilates na gravidez melhora a condição física e satisfação com o próprio corpo, proporcionando maior consciência corporal, estabilidade, redução das tensões e uma maior conexão com esse momento. Contudo, é importante contar com profissionais qualificados para que o resultado seja positivo.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal compartilhar em suas redes sociais e ajudar outras mães a cuidarem do seu corpo?

Posts relacionados

Deixe uma resposta