Exercícios de baixo impacto: a melhor opção para suas articulações

6 minutos para ler

Muita coisa acontece com o nosso corpo à medida que vamos envelhecendo. A pele vai se tornando mais fina, rugas e manchas vão ficando mais aparentes e começam a surgir dores e possivelmente, doenças, mesmo para quem se cuidou a vida inteira. É o processo degenerativo natural do organismo humano. Ou seja, faz parte do processo de envelhecer.

Um desses problemas bastante comuns na terceira idade é o reumatismo — um grupo de doenças nas articulações, músculos e esqueleto, que causam dores e restrições de movimentos. Alguns exemplos de reumatismos são a artrose e as dores no joelho ou no quadril. Além disso, osteoartrite, fibromialgia, lúpus e outras condições crônicas podem atingir essas partes do corpo nessa idade e gerar muito incômodo.

Contudo, mesmo sendo usuais nessa fase da vida, essas dores podem ser evitadas ou amenizadas com alguns cuidados, como a prática de acupuntura, o consumo de vitamina C e a adoção dos chamados exercícios de baixo impacto.

Manter-se ativo é importante em qualquer idade, só que nessa etapa da vida é ainda mais essencial ter atenção em movimentar as articulações. Conheça, então, mais detalhes sobre os exercícios de baixo impacto e seus benefícios na terceira idade!

O que são os exercícios de baixo impacto?

Como o próprio nome já diz, os exercícios de baixo impacto são aqueles com menos impacto sobre as articulações, ligamentos e estrutura osseas do nosso corpo. Ao contrário, os exercícios de alto impacto, como a corrida e o ciclismo, sobrecarregam as articulações, especialmente os membros inferiores do corpo (joelho, tornozelo etc.), e podem gerar doenças reumáticas, conhecidas pela dor aguda, rigidez e inflamação das juntas.

Até não muito tempo atrás os médicos não indicavam atividades físicas para quem apresentava esses sintomas. O problema é que ficar parado pode ser tão ruim quanto forçar demais as articulações! Em diversos estudos pelo mundo, os cientistas descobriram que:

  • os exercícios físicos ajudam nas articulações;
  • fortalecem os músculos dessas estruturas;
  • aumentam a flexibilidade e equilíbrio do corpo;
  • reduzem os riscos de problemas cardiovasculares;
  • tratam de questões como ansiedade e depressão, problemas comuns em quem tem problemas nas articulações, por conta da dificuldade em se mover e fazer as atividades do dia a dia.

Ou seja, fazer exercícios é muito bom para quem tem problema nas articulações.  É um excelente tratamento, ajudando inclusive a substituir procedimentos tradicionais ou drogas desnecessárias para o corpo e também, prevenindo o aparecimento de dores e consequentemente melhorando a qualidade de vida. 

Quais os melhores exercícios de baixo impacto?

Além da musculação para fortalecer as juntas, exercícios com foco em equilíbrio e alongamento são bastante indicados atualmente pelos médicos no tratamento das doenças nas articulações. Alguns exemplos de exercícios de baixo impacto como esses são a hidroterapia e o Pilates.

Hidroterapia

A hidroterapia combina atividades aeróbicas com alto potencial de perda de peso e benefícios para o coração  com o baixo impacto da água, que pode chegar a ser 90% menor que o mesmo exercício sendo praticado fora da piscina. Além disso, a hidroterapia é uma atividade altamente sociável e divertida, já que é normalmente praticada em grupo.

Pilates

O Pilates, por sua vez, é uma boa opção para quem gosta mais de atividades individuais ou em grupos menores, com foco em alongamento, fortalecimento, postura e respiração. Ainda assim, como os exercícios do Pilates são realizados de forma mais lenta e precisa, o impacto é bem menor que o da musculação.

Outras possíveis práticas de baixo impacto são a ioga, a natação, o elíptico, a máquina de escada (aparelho que simula o movimento de subir escadas) e o remo. Porém, mais importante que a modalidade escolhida, é que você opte por uma atividade que lhe traga prazer e que você consiga mantê-la em sua rotina, com práticas realizadas pelo menos duas vezes na semana.

Dessa forma, é possível manter o corpo ativo e as juntas lubrificadas, com menos dor do que quando elas estão paradas ou sendo muito forçadas.

Para quem essas atividades são mais indicadas?

Por ajudar na diminuição de processos inflamatórios, os exercícios físicos de baixo impacto são recomendados para todos os tipos de pessoas, de qualquer faixa etária. No entanto, para idosos ou quem já sofrendo com dores nas articulações, esse tipo de atividade física é ainda mais recomendado.

Para quem sofreu lesões no tornozelo, joelho ou na coluna recentemente, também é bastante importante voltar a se exercitar com opções de menor impacto. Depois, é só ir evoluindo para exercícios com maior impacto. Grávidas, pessoas que estão começando a se exercitar agora, obesos ou idosos que ainda não têm problemas nas articulações, mas buscam a prevenção, são outros grupos de potenciais frequentadores de práticas de menor impacto.

Mesmo para quem quer emagrecer, os exercícios de baixo impacto podem ser uma excelente opção. Afinal, menor impacto não é sinônimo de menor esforço. Algumas vezes, inclusive, os exercícios de baixo impacto podem aumentar a frequência cardíaca de forma até mais eficiente que os de alto impacto. Tudo depende da opção escolhida e da forma como são realizados.

Assim, qualquer um pode se beneficiar dos exercícios de baixo impacto, até mesmo quem quiser associá-los aos exercícios de maior impactação, criando um programa de atividades físicas mais saudável e equilibrado.

Em paralelo aos exercícios, também é importante para todos os tipos de pessoas manter uma alimentação saudável e equilibrada e sempre realizar qualquer atividade física com o acompanhamento de um profissional capacitado.

Onde fazer esse tipo de atividade?

Na hora de definir qual atividade seguir, é de fundamental importância também avaliar o local onde o serviço será prestado. Questões como higiene, segurança contra acidentes e profissionais especializados e bem recomendados são fundamentais para o sucesso dos exercícios, do seu condicionamento físico e da prevenção de dores nas articulações.

Aqui na Fisiotrauma nós temos duas unidades com alto padrão de qualidade no atendimento de fisioterapia, acupuntura, hidroterapia e Pilates. Nossos fisioterapeutas são extremamente qualificados e passam por treinamentos e aperfeiçoamentos periódicos. Além disso, temos a vantagem do atendimento por convênio, que pode ser uma maneira mais fácil de encaixar estes exercícios de baixo impacto na sua rotina.

Entre em contato hoje mesmo e venha fazer uma aula experimental! Você pode falar com a gente pelo nosso site ou pelo telefone: (61) 3345-6685.

Posts relacionados

Deixe uma resposta