Problemas de circulação: sintomas, causas e como evitar

4 minutos para ler

Ao falar sobre o sistema cardiovascular, abordamos problemas que acometem muitas pessoas. Envolve tanto patologias diretamente do coração como também decorrentes de problemas de circulação.

As estatísticas reforçam a importância de educar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde não apenas para tratamento, mas principalmente para a prevenção.

Pensando nisso, vamos esclarecer sobre a circulação sanguínea e seus principais aspectos. Complementando, vamos orientar também sobre as boas práticas que beneficiam a saúde vascular. Confira!

A importância da circulação sanguínea

Para entender a importância da circulação, é preciso ter conhecimento sobre sua função. O coração é o órgão responsável por bombear o sangue, ou seja, cada batimento é uma maneira de impulsionar o fluxo sanguíneo.

O sangue sai do coração por meio das artérias, que apresentam como principal objetivo distribuir o suprimento sanguíneo por todas as partes do corpo. Assim, os nutrientes e substâncias essenciais para manutenção da vida conseguem atingir todas as estruturas necessárias.

Já o retorno do sangue para o coração se dá por meio das veias, cuja principal função é fazer a drenagem sanguínea. Embora pareça um processo simples, a circulação adequada só é possível quando os vasos estão íntegros para isso, sem apresentarem algum tipo de problema.

Os fatores prejudiciais

Tendo em vista todas as estruturas que compõem a parede dos vasos, é possível elencar uma série de fatores de risco para problemas na circulação. Porém, vamos tratar dos dois principais e mais prevalentes na sociedade.

O primeiro deles é a má alimentação representada por alimentos ricos em gordura. Os nutrientes deste padrão alimentar podem gerar um quadro de hiperdislipidemia, cujo maior exemplo é o alto teor de triglicérides e colesterol.

Geralmente, o sedentarismo é um hábito associado à má alimentação. Com isso, a falta de atividade física ou de exercícios que fortaleçam a musculatura também figuram como agravantes da função vascular. 

Todos esses fatores aumentam a predisposição para a aterosclerose, que são placas de gordura na parede dos vasos capazes de bloquear a passagem sanguínea e facilitar a formação de trombos.

Os sintomas dos problemas de circulação

Agora que você sabe quais são os fatores de risco, vamos conhecer quais sintomas sugerem a existência de problemas no fluxo sanguíneo.

Sintomas:

– Pés e/ou mãos frios;
– Inchaço nos pés e pernas;
– Dor;
– Cansaço ao caminhar;
– Pele seca e escamosa;
– Sensação de formigamento nas pernas;
– Varizes.

A prevenção dos problemas

Por fim, é importante ressaltar as boas práticas que diminuem o risco de desenvolver problemas circulatórios. A princípio, reforçamos a necessidade de manter hábitos de alimentação saudável, bem como atividades que coloquem o corpo em movimento, saindo da condição sedentária.

Indo um pouco mais além, exercícios físicos não se limitam apenas à academia. Pilates e hidroterapia são ótimas opções para alongamento, fortalecimento do tônus muscular e desenvolvimento sistêmico, abrangendo respiração e circulação, por exemplo.

Os problemas cardiovasculares podem ser evitados por meio de boas práticas e bons hábitos. Mesmo após o diagnóstico médico, é importante buscar auxílio como fisioterapia preventiva, plano alimentar saudável e demais métodos elaborados por especialistas em medidas que promovam a saúde.

Não perca mais tempo: entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Fisiotrauma pode auxiliar em mandar para longe os problemas de circulação!

Posts relacionados

Deixe uma resposta